Sindicato afirma que não houve avanço nas negociações e categoria rejeita proposta de reajuste das empresas
O Sindicato dos Rodoviários anunciou que os motoristas de ônibus do Rio de Janeiro vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (29), caso não haja acordo entre o sindicato da categoria e o Rio Ônibus, o sindicato das empresas.
O presidente do sindicato, Sebastião José, disse que, até agora, não houve novo contato do Rio Ônibus com o sindicato. A contraproposta enviada pelas empresas foi rejeitada em assembleia, onde 500 trabalhadores participaram, segundo a entidade.
A proposta patronal previa reajuste de 4,39%, percentual equivalente ao IPCA acumulado até abril. Com isso, o salário do motorista de ônibus convencional passaria de R$ 3.420,16 para R$ 3.570,31, um aumento de R$ 150,15.
No caso dos motoristas de articulados da categoria E, o salário iria de R$ 4.104,18 para R$ 4.284,35. O auxílio alimentação subiria de R$ 660 para R$ 689, um acréscimo de R$ 29. Só que o sindicato dos rodoviários considera a proposta insuficiente.
A categoria está cobrando um salário de R$ 5 mil para motoristas de articulados e de R$ 4 mil para os demais motoristas. Também pede tíquete alimentação de R$ 1 mil, jornada de trabalho em escala 5×2, plano de saúde e odontológico, manutenção do passe livre, fim dos contratos temporários no BRT e contratação pela CLT.
Os rodoviários também querem a mudança da data-base para 1º de março e o pagamento de indenização pelo intervalo de almoço de 30 minutos. Sebastião José afirmou que os motoristas convivem com longas jornadas, violência e sequestros de ônibus, além de impactos psicológicos que afetam a vida profissional e familiar da categoria.
O sindicato diz esperar que o impasse entre a Prefeitura do Rio e o Rio Ônibus seja resolvido para evitar prejuízo aos passageiros. Até o momento, não há informação de uma nova reunião entre as partes.
Fontes: CBN e O Dia
