Na tribuna, ressaltaram a instalação de mais um Módulo de Segurança Integrado, agora no bairro Pantanal
A segurança pública tem sido um dos assuntos recorrentes dos vereadores de Duque de Caxias e, na sessão plenária de 25/11, eles comentaram as ações que o município tem tomado nos últimos meses para conter o avanço da criminalidade, entre elas, a instalação de Módulos de Segurança Integrados, estruturas que funcionam como pontos fixos de apoio às equipes de patrulhamento e como referência para a população.
Os mais recentes módulos foram inaugurados no bairro Pantanal e contam com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Para o vereador Beto Gabriel (SD), isto representa mais um avanço da administração municipal. “A gente chega em certos locais e é muito comum as pessoas falarem que a polícia não está fazendo nada, mas o problema da segurança não é só da polícia. O policial é a última barreira entre o bem e o mal, mas a violência, o tráfico são problemas sociais, político e econômico”, disse ele.
O vereador Vitinho Grandão (PL) celebrou os quatro módulos do Pantanal que foram mais uma indicação de sua autoria. “Foi um dia ímpar para os moradores e quero informar que vamos anunciar a expansão do Proeis Pantanal/ Vila Rosário para o Parque Comercial a fim de levar mais segurança para o bairro”.
Além do módulo, o vereador Saulo Henrique (PL) ressaltou a Operação Barricada Zero. “Já é uma realidade na nossa cidade e os números mostram que o nosso governo está intensificando cada dia mais a questão da segurança”.
Ele citou ainda a Patrulha da Madrugada, a Guarda Municipal Armada e lamentou o fato ocorrido com um servidor que foi baleado no momento em que trabalhava na retirada de uma barricada. “Mas, prontamente, o governo municipal se colocou na responsabilidade de acionar o governador e as forças de segurança para darem uma resposta imediata”.
Para o vereador Dr. Maurício (PRD), com a inserção de mais profissionais na segurança, é preciso aumentar os cuidados com a saúde mental, pois é grande o número de ocorrências envolvendo suicídios e homicídios. “Tudo é um avanço, mas temos que cuidar da saúde mental desses valorosos profissionais que estão todos os dias dedicando suas vidas para nos salvar”.
Fonte: Câmara de Duque de Caxias
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo