Vereadores de Duque de Caxias debatem sobre climatização nas escolas

Na sessão plenária de 18/02, foi lido requerimento à secretária de Educação para que ela dê explicações sobre o processo seletivo da pasta

O calor intenso e a falta de ar condicionado em 35 escolas da rede municipal de ensino foram abordados na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, na sessão plenária de 18/02. A prefeitura diz que está aguardando uma operação de aumento de carga da Light para que os aparelhos funcionem.

“A prefeitura comprou aparelhos de ar condicionado para atenderem toda a demanda municipal. Hoje, são 163 escolas que estão climatizadas”, disse o vereador Alex Freitas (Republicanos). Juliana do Táxi (PL) alertou que as instalações não estão em conformidade com as normas da ABNT. “É preciso conferir se realmente as salas de aula estão sendo climatizadas”.

O vereador Leone (MDB) ressaltou as recentes inaugurações de escolas no município e comentou algumas outras situações que têm prejudicado os alunos, além da falta de ar condicionado, como as infiltrações. “Não podemos nos esquecer das unidades de educação que já existem e que necessitam de manutenção. Tenho recebido reclamações, no Segundo Distrito, de que escolas estão há três semanas sem aulas, em especial, a educação infantil”. Ele solicitou à prefeitura que alugue provisoriamente, geradores.

Eduardo Moreira (MDB), vereador e líder de governo, disse que o impasse com a concessionária de energia elétrica não é fato recente. “A gente sabe da importância dos equipamentos para trazer melhor qualidade na educação. O problema que enfrentamos são sempre com as companhias de energia que apresentam um desserviço na nossa cidade”.

O vereador Junior Reis falou do empenho do governo municipal com a educação e com o conforto dos alunos. Ele reforçou que a prefeitura está buscando soluções junto a Light para que todas as escolas estejam climatizadas. “Belford Roxo, ontem, diminuiu o horário escolar em mais de 100 escolas por causa do calor, e nós aqui, mostramos toda a diferença. Onde as escolas não estão climatizadas é culpa da Light”.

Convite à secretária

O presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD), apresentou um requerimento à secretária de Educação, Iracema Costa, para que ela dê informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais do magistério, como: fotocópia do edital do processo, eventuais retificações ou adendos publicados, critérios que serão utilizados para a seleção dos candidatos, metodologia de avaliação, medidas para garantir a transparência na seleção etc.

A realização do processo seletivo foi discutida em plenário, na sessão de 13/02. Os vereadores alegaram falta de publicidade e de tempo hábil para as inscrições.

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também