Foto: Divulgação
Não há previsão de chuva para este fim de semana e os termômetros devem passar dos 30 oC.
O inverno carioca segue com variações e instabilidades. Há aproximadamente 10 dias era notícia, aqui no Rio 360, a sensação térmica gelada no Sudeste, categorizando o inverno deste ano como um dos mais frios em quase 20 anos. Desta vez, quem entra em cena na estação é o veranico, fenômeno que eleva as temperaturas, por mais de quatro dias consecutivos no inverno, dando uma sensação de calor acentuada e com baixa umidade do ar. Neste fim de semana as temperaturas poderão passar dos 30 graus e, segundo as autoridades de saúde, é aconselhável tomar medidas para enfrentar a baixa umidade.
Ele começou na quarta-feira (20) e segue até domingo, podendo se estender por mais dias da próxima semana. O veranico atinge a região Sudeste e, no Rio, faz a temperatura chegar (ou ultrapassar) os 30 oC. O Sistema Alerta Rio justifica as variações na influencia de um posicionamento de um sistema de alta pressão. O pico de calor estaria previsto para esta sexta (22) e amanhã, sábado (24), cujo os termômetros podem marcar 33oC.
Os próximos dias seguem sem previsão de chuva. Para o sábado há previsão de ventos moderados a fortes para a região metropolitana do Rio. No domingo (24), um deslocamento de uma região de baixa pressão no oceano deixa o céu parcialmente entre nuvens, passando a nublado a partir da tarde. Mesmo assim, os meteorologistas descartam a possibilidade de chuva. A temperatura prevista para o domingo é de 30 oC.
As autoridades de saúde alertam para a baixa umidade relativa do ar que acompanha o veranico e recomenda cuidados especiais: se faz necessário um aumento no consumo de água e o uso de protetores solares (inclusive nas sombras). Também é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre, entre às 10h e 16h, e a queima de lixos e matos, para evitar a proliferação da fumaça que prejudica a respiração. Caso seja necessário, os médicos também recomendam o uso de soro fisiológico nos olhos e nariz para evitar o ressecamento.
*Com informações de O Dia.