Foto: Divulgação Butantan
A Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um imunizante contra a dengue produzido pelo Instituto Butantan. A Butantan-DV será a primeira vacina em dose única do mundo e, inicialmente, será utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos.
Foram aproximadamente cinco anos de acompanhamentos com voluntários do ensaio clínico de fase três encaminhados à Anvisa. O imunizante é composto pelos quatros sorotipos do vírus da dengue e se mostrou seguro e eficaz em pessoas infecionadas e em outras que ainda não tinham contato com a doença.
Os testados, segundo o Instituto, obtiveram reações leves e, em eventos adversos sérios e raros, a recuperação foi unânime. As principais reações apresentadas foram: dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga.
A Butantan-DV deve ser incluída já no Calendário Vacinal de 2026. O Ministério da Saúde confirmou que há estudos para definir a estratégia de vacinação no país. A ideia é integrar a Butantan-DV ao Programa Nacional de Imunização para contemplar todo o Brasil.
Mesmo ainda com o imunizante sob análise, o Instituto Butantan já havia dado início a produção da vacina em seu parque industrial. O órgão já confirmou que possui mais de um milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao PNI. O Butantan também confirmou que há uma parceria fechada com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção.
Após a aprovação, a Anvisa já começa a estudar a possibilidade da expansão da faixa etária para imunizar idosos e crianças. Há estudos clínicos que compravam a eficácia do imunizante com esses públicos.
Há décadas o Brasil trava uma luta contra a proliferação do mosquito e o tratamento da dengue e as demais doenças causadas pelo Aedes Aegypti. Em 2024 foram registrados no país 6,5 milhões de casos prováveis da dengue, quatro vezes mais que o ano anterior, segundo o Ministério da Saúde.
Este ano, até parte de novembro, 1,6 milhões de casos prováveis já foram notificados. Ainda segundo o Ministério da Saúde, desde o início do ano 2000 mais de 20 milhões de brasileiros foram acometidos pela dengue. O verão, estação propícia a proliferação do mosquito transmissor, é a estação quando mais aparecem casos.
*Com informações da CBN