Último dia para o Adeus: Vaticano encerra nesta sexta-feira (25) o velório aberto do Papa Francisco

Corpo do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, 23_04. Foto: ALESSANDRO DI MEO/Pool via REUTERS

O funeral do Papa acontece neste sábado (26)

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, encerra hoje as homenagens públicas no velório aberto do Papa Francisco. Dezenas de milhares de pessoas já compareceram para prestar a última homenagem ao Pontífice e hoje (25) um forte público é esperado no último dia de velório. Francisco, um dos Papas mais carismáticos da Igreja Católica, morreu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um AVC e Insuficiência Cardíaca.

Até a chegada ao altar central da Basílica de São Pedro as filas tornam-se quilométricas. Pessoas do mundo inteiro caminham lentamente nelas até poderem estar mais próximo do corpo de Francisco, que será velado até hoje. Da noite desta quinta-feira (24) até a manhã desta sexta (25), o local foi fechado por apenas 3 horas, mas depois retomou a recepção aos fiéis.

Desde o início do velório, cerca de 130 mil pessoas já se despediram do Papa. O cortejo para o último adeus acontece hoje até às 15h (horário de Brasília). Após o encerramento das despedidas, as portas da Basílica se fecharão para que aconteça o rito de selagem do caixão.

Para o sepultamento do pontífice são esperadas várias lideranças mundiais, dentre elas o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente francês, Emmanuel Macron, o príncipe William e o líder argentino Javier Milei. Do Brasil, o presidente Lula e a primeira dama Janja também marcaram presença na cerimônia. O sepultamento está marcado para começar às 5h (horário de Brasília).

Do Brasil, 7 cardeais votantes e 1 não votante integram o conclave para a eleição do novo Papa.

O Brasil, país latino-americano com maior percentual de católicos, possui 8 cardeais que integram o conclave para a eleição do substituto de Francisco. Após a cerimônia do sepultamento e o luto, a Igreja Católica receberá cardeais do mundo inteiro para as reuniões e a votação que acontecem de portas fechadas. O mundo só conhecerá o novo Papa após um período de 15 a 20 dias de confinamento, quando da Capela Sistina apontar a fumaça branca da chaminé.

Possuem direito ao voto os cardeais com menos de 80 anos. Do Brasil, sete atendem a este pré-requisito e votarão. São eles:
• Sérgio da Rocha, 64 anos, Arcebispo de Salvador.
• Odilo Pedro Scherer, 75 anos, Arcebispo de São Paulo.
• Orani João Tempesta, 74 anos, Arcebispo do Rio de Janeiro.
• Jaime Spengler, 64 anos, Presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre.
• Paulo César Costa, 57 anos, Arcebispo de Brasília
• João Braz de Aviz, 77 anos, Arcebispo emérito de Brasília.
• Leonardo Ulrish Steiner, 74 anos, Arcebispo de Manaus.

Especialistas consideram mínimas, mas há possibilidades de um deles assumir o papado. O nome do Arcebispo de Aparecida do Norte integra a lista dos 8 cordeais, mas por possuir 88 anos Raymundo Damasceno de Assis ultrapassou a idade limite e não poderá votar.

O Colégio Cardinalício possui 252 cardeais, sendo 117 não eleitores e 135 votantes. Durante os seus 12 anos de papado Francisco nomeou 150 cardeais.

**Com informações de InfoMoney / UOL / Jornal O Globo

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também