Projeção do resultado não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais
O magnata Donald Trump, 78 anos, venceu a eleição presidencial dos EUA ao superar a marca de 270 votos no Colégio Eleitoral, uma margem inalcançável para sua concorrente democrata Kamala Harris, segundo a projeção da Associated Press (AP), nesta quarta-feira (6).
O candidato republicano venceu em mais da metade dos 50 estados do país, incluindo os estados-pêndulo da Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, além do Texas e Ohio. Trump soma 276 votos no colégio eleitoral contra 219 da candidata democrata, Kamala Harris.

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade norte-americana. Há 178 anos, a AP é uma das fontes mais confiáveis para contabilizar os votos dos pleitos nos EUA.
No país não existe um tribunal eleitoral nacional, ao contrário do que acontece no Brasil. A responsabilidade da apuração é atribuída a cada estado. O processo de contagem pode levar várias semanas, e as projeções possibilitam identificar antecipadamente quem será o vencedor.
Trump assume o cargo em 20 de janeiro de 2025. Ele será o 47º presidente do país e terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria republicanas.
*Com informações do G1