Foto_Divulgação_Ainda estou aqui
Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro, concorre na categoria melhor atriz
O cinema brasileiro segue mostrando que possui potencial para brilhar internacionalmente. Foi divulgado hoje os indicados ao Oscar, maior premiação do cinema mundial, e a produção brasileira “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, recebeu três indicações: melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, por Fernanda Torres.
É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a principal categoria da premiação (melhor filme). “Ainda estou aqui” é uma adaptação do livro, com o mesmo nome, de Marcelo Rubens Paiva. Na longa, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), pela ditadura militar.

Com um elenco primoroso e uma carga dramática de tirar o fôlego, “Ainda estou aqui” também colocou Fernanda Torres nos holofotes. A atriz, com grandes papeis cômicos na carreira, deu vida a protagonista com maestria. A atuação dela ganhou destaque internacional e o filme se tornou um campeão de bilheteria. A consagração de Fernanda veio com a conquista do prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro.
Fernanda Torres concorre 26 anos após a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles. Esta, foi a última vez em que o Brasil apareceu em categorias de atuação.
O anúncio dos indicados ao Oscar aconteceu nesta quinta (23), por volta das 11h da manhã (pelo horário de Brasília), direto do Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles, na Califórnia. Os atores Rachel Sennott e Bowen Yang foram os encarregados de fazerem a apresentação e anunciarem os indicados.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março, domingo de carnaval aqui no Brasil, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
*Com informações do Gshow e G1.