Foto: João Vitor Costa
Medida visa atender os foliões do pré-carnaval. Transportes operarão com horários estendidos
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), juntamente às concessionárias, anunciaram um esquema especial para atender os foliões durante o pré-carnaval. Durante os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí e os Megablocos do Centro do Rio o sistema de trens, metrôs e barcas terá os seus horários ampliados. O objetivo é garantir o deslocamento do público com mais conforto e segurança.
Os ensaios técnicos começam nesta sexta-feira (23), com as escolas da série ouro e seguem até o fim de semana que antecede as apresentações oficiais. Cerca de 80 mil pessoas costumam frequentar o sambódromo durante os testes, cujo encerramento das apresentações pode chegar até às 4h da manhã. Serão três finais de semana com ensaios técnicos, um reservado para série ouro e os outros dois para as escolas do grupo especial.
Veja como funcionará o METRÔ durante os ensaios técnicos:
- Sextas-feiras (23 e 30/01 e 6/02) – das 5h até 4h
- Sábados (24 e 31/01 e 7/02) – das 5h até 2h30
- Domingos (25/01 e 1 e 8/02) – das 7h até 2h30
As transferências entre as linhas 1 e 2 sofrerão ajustes às sextas-feiras, com integração entre as estações Central do Brasil e Botafogo, e aos sábados e domingos, com integração entre as estações Central do Brasil e General Osório.
Para os trens, estão previstos um aumento no efetivo, podendo chegar até 77 viagens extras durante os ensaios na Sapucaí. Veja a quantidade de viagens extras para cada ramal dos TRENS:
- Santa Cruz – 25 viagens
- Japeri – 25 viagens
- Saracuruna – 25 viagens
- Belford Roxo – 2 viagens
Ao fim das apresentações no sambódromo, a Central do Brasil, estação terminal de todos os ramais, ficará aberta para embarque e desembarque de passageiros.
Para os megablocos, que se exibirão no Centro do Rio e na Zona Sul, 128 viagens extras estão programadas de acordo com as datas que são esperadas o maior quantitativo de público.
- 24/01 – Chá da Alice: 8 viagens
- 25/01 – Bloco da Lexa: 18 viagens
- 31/01 – Bloco da Gold: 8 viagens
- 01/02 – Será Que Abre?: 18 viagens
- 07/02 – Bloco da Favorita: 8 viagens
- 08/02 – Cordão do Boitatá: 18 viagens
Nos dias das apresentações dos megablocos, os ramais de Japeri e Santa Cruz operarão com intervalos reduzidos entre as composições.
Os foliões de Niterói, São Gonçalo e outros municípios que precisam atravessar a Bahia de Guanabara contarão com ajustes na oferta das barcas. A linha Araribóia–Praça XV, funcionará com intervalos menores nos horários de pico dos eventos. Durante os dias 24, 25 e 31 de janeiro, e 1, 7 e 8 de fevereiro, haverá reforço nas viagens, com intervalos reduzidos para 20 ou 15 minutos, especialmente entre 7h e 10h e 12h e 15h, nos dois sentidos. Na linha Paquetá, haverá reforço por conta do Bloco Pérola da Guanabara, no dia 7 de fevereiro: Durante a manhã com 4 viagens extras (2 na ida e 2 na volta), entre 7h e 10h, e à tarde com 4 viagens extras, entre 13h e 17h. Também estão previstas até 4 viagens extras para transporte de cargas, incluindo uma viagem no dia anterior ao evento.
*Com informações do G1 / Setram