Tremor de magnitude 6.0 atingiu o leste do país nesta madrugada
Um forte tremor de alta magnitude, avaliada em 6.0, atingiu o Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (01/09). O abalo de enormes proporções foi sentido no leste do país e teve o seu epicentro na província de Kunar. Até o fechamento deste texto o número de mortos já havia chegado a 812.
Equipes de resgate trabalham na área em busca de sobreviventes. A província de Kunar, epicentro do tremor, fica a 300 km da capital do país Cabul e possui históricos de terremotos e enchentes. O Afeganistão está situado no encontro de placas tectônicas da Índia e da Eurásia e, por isso, é considerado geograficamente um território propenso a terremotos e abalos sísmicos. Um outro tremor de magnitude 4.0 foi sentido na área 40 minutos depois.
O Talibã, grupo fundamentalista que retomou o controle do país após a saída das tropas norte-americanas, em agosto de 2021, pediu ajuda internacional. Os terremotos são reincidentes na região e no passado mais de mil pessoas foram mortas em decorrência de outros tremores. O terremoto desta madrugada também foi sentido em Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho.
*com informações do G1 / Gazeta do Povo