Evento acontece até esta quinta-feira na Praça do Pacificador
Para celebrar o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, a Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a JBFM, promove até hoje (07), das 9h às 17h, a Semana Mulher + Empreendedora na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias. O evento oferece uma série de serviços gratuitos para quem deseja abrir um negócio ou que já empreende.

Os serviços, palestras e oficinas visam fortalecer a cultura do empreendedorismo. Na Tenda da Autonomia Econômica, por exemplo, as mulheres podem aprender a formalizar o seu negócio, entender como investir para crescer, acessar crédito, como precificar a mercadoria, criar loja online, entre outros assuntos. Nesse espaço, acontecem atendimentos por profissionais do Sebrae, Faetec, Agerio (agência de fomento a crédito do Governo do Estado), Instituto Besouro e Barkus.
“Promover o empreendedorismo feminino é uma importante estratégia para que a mulher conquiste a sua autonomia econômica. Muito além de ações para combater a violência doméstica, a política pública para mulheres precisa criar oportunidades. Por meio dos programas e ações que a Secretaria da Mulher vem desenvolvendo, estamos incentivando o empreendedorismo e levando mais dignidade para as mulheres do estado do Rio de Janeiro” diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Para quem precisa de isenção e emitir documentos e certidões, a equipe da Fundação Leão XIII também está a postos. E para as que estão procurando uma vaga no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda se faz presente com o balcão de emprego.
A Tenda de Autocuidado conta com serviços de massagem, trancistas, esmaltação, maquiagem e oficina de turbante. Um grupo de profissionais também cuida dos cabelos das mulheres que participam do evento. A dona de casa Isa Silva aprovou o penteado que recebeu, “nossa… ficou ótimo! O bom é que a gente sai daqui com cabelo feito, unha feita… Tem que voltar mais vezes para cá, esses serviços.” Darla Melo é cabeleireira, microempreendedora e, para ela, estar no evento falando sobre o seu ofício e oferecendo, na prática, o seu talento é transformador, “eu já fui uma dessas mulheres que estão aqui sendo cuidadas. Hoje, eu tenho o meu estúdio de beleza próprio, graças ao que aprendi, e consigo me manter dele. Então, mais do que fazer uma escova aqui, eu passo para elas que, se elas quiserem, elas também podem empreender”.

A saúde da mulher também ganhou espaço. Para quem precisa realizar mamografia e ultrassom, a Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza exames no Mamógrafo Móvel. As senhas para atendimento são distribuídas no local e são limitadas.

A Feira Mulher + Empreendedora também agita o evento, com expositoras apresentando seus produtos e incentivando quem já empreende. De atrações músicas, o evento contou neste primeiro dia (06) com Samba que elas querem e Mulheres da Pequena África.

Ontem, no primeiro dia, 935 atendimentos gratuitos foram realizados. Nesta quinta (07), a expectativa é ultrapassar este número.