Dados do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OspNit) apontam ainda a queda nos indicadores de outros crimes
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, não registrou nenhuma vítima de homicídio, latrocínio ou morte violenta no mês de agosto deste ano. O fato ocorreu pela primeira vez em toda a série histórica, iniciada em 2003. A queda no indicador é um marco importante na segurança pública da cidade, com cerca de 481 749 habitantes, segundo o Censo de 2022.
Os dados do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OspNit) que tem como base as ocorrências do 12º BPM e os registros feitos nas delegacias da cidade, também mostram que, entre janeiro a agosto, o acumulado é o menor já registrado, com uma redução de 29,41% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outros crimes também tiveram redução
Em relação a crimes contra o patrimônio, Niterói também registrou uma queda nos indicadores de roubos de rua e de veículos no mês de agosto. Foram registrados 68 roubos de rua, representando o menor mês de agosto de toda a série histórica. Os roubos de veículos tiveram queda expressiva, com apenas 13 ocorrências, redução de 53% em relação a agosto de 2024.
A redução dos crimes é atribuída a um plano integrado entre as forças de segurança (Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal) através do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que combina investimentos em tecnologia (cercamento eletrônico, câmeras, sensores de tiros) com ações sociais em comunidades vulneráveis.
O trabalho tem sido considerado uma referência, com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destacando a estratégia de Niterói como modelo de segurança pública.
“Vamos seguir firmes realizando os investimentos expressivos de Niterói e fazendo a gestão integrada de segurança pública em nossa cidade. Quero parabenizar a todos coordenadores do Pacto Niterói contra a Violência, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Segurança Presente, Polícia Civil e demais forças”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves (PDT).
*Com informações de O Dia