Feriado decretado em abril pela prefeitura objetiva diminuição de fluxo na cidade
A segunda-feira, 07 de julho, tá diferente para os cariocas graças ao BRICS. O encontro dos grupos de países emergentes focados em desenvolvimento econômico é sediado no Rio e atrai os olhares do mundo para diversas questões globais. Esquema especial da Prefeitura coloca mais de 50% dos moradores da cidade de folga para facilitar a fluidez no trânsito.
Críticas às taxas alfandegárias de Donald Trump, acordos econômicos, posicionamentos que possibilitem o avanço da economia e o destaque para o Brasil como país anfitrião do grupo. O BRICS mudou a cara do Rio nesses últimos quatro dias, a cidade vive um clima “internacional” com a presença dos líderes dos países emergentes que compõem o grupo e ganha mais um “feriado” em plena segunda-feira, decretado em esquema especial pela Prefeitura da cidade.
A medida objetiva fluidez no trânsito. As principais vias expressas da cidade funcionarão nesta segunda em esquema de atenção máxima e poderão sofrer bloqueios temporários. Escolas municipais e privadas suspenderam as aulas e muitas empresas seguem o ponto facultativo, mantendo colaboradores em home office ou concedendo folgas.
Nesta segunda, a reunião principal do encontro acontece no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Até 23h59 de hoje haverá um bloqueio total do trecho entre o monumento Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes. A área ficará exclusiva para circulação das comitivas e os carros relacionados ao evento. O deslocamento das delegações e chefes de Estado estão sendo supervisionados pelas autoridades. Veja o esquema especial do Rio para este dia:
Transportes em dia atípico
O MetrôRio informou que estão mantidos os horários normais de transição das composições, como acontece nos dias úteis. Desde às 5h da manhã até a meia noite de hoje tudo segue normal.
Os trens da Supervia funcionam em esquema especial: Santa Cruz, Deodoro, Japeri e Belford Roxo sofrerão ajustes pontuais nos intervalos ao longo do dia, e no Gramacho, haverá alterações nos intervalos devido à realização de manutenções e melhorias na via, segundo a concessionária. Já o BRT seguirá o planejamento de sábado.
O VLT conta com composições desde às 5h e irão até 23h no seguinte esquema: As linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) terão intervalos médios de 15 minutos nesta segunda-feira. A Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) funcionará normalmente, com intervalos de até uma hora.
O transporte aéreo é o setor que apresenta maiores reflexos. Por questão de segurança, o Aeroporto Santos Dumont segue fechado nesta segunda-feira para pousos e decolagens, seja comercial ou executivo. Os voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim e o Galeão, na Ilha do Governador.
Setores como comércio, hotelarias, hospedarias, pontos turísticos, industriais, estabelecimentos prestadores de serviços e atividades essenciais de saúde e afins não entraram no esquema de feriado e funcionam normalmente. Ontem à tarde, após a divulgação oficial da foto reunindo os líderes do grupo, o prefeito Eduardo Paes agradeceu, pelas redes sociais, ao presidente Lula pela confiança depositada na cidade, “Uma foto dessa vale muita coisa! Obrigado presidente Lula por defender tanto o nosso Rio”, dizia o texto.

**Com informações do Jornal O Globo.