Rio e Niterói oficializam candidatura conjunta aos Jogos Pan-Americanos de 2031

Prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves revelaram identidade visual oficial da candidatura – Foto Reprodução – Redes sociais

Assunção, capital do Paraguai, é a única concorrente

A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os XXI Jogos Pan-Americanos e IX Jogos Parapan-Americanos em 2031 foi oficialmente apresentada à Panam Sports. A proposta, inspirada no sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, tem o foco na união do continente pelo esporte e no uso racional de recursos.

No documento, Rio e Niterói informam uma previsão de orçamento de U$S 667.537.632,00 (o equivalente a R$ 3.787.241.378) para a realização dos dois eventos. A decisão sobre a sede será anunciada pela Panam em agosto deste ano.

Um dos eixos centrais da candidatura é o fortalecimento da formação técnica e do intercâmbio esportivo entre os países das Américas. O projeto prevê a criação do programa Time Rio-Niterói, para apoiar os atletas de alto rendimento em todo o Estado do Rio, além da ampliação dos Ginásios Educacionais Olímpicos, que hoje atendem mais de seis mil alunos. Cinco novas unidades serão construídas em Niterói.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou que a realização do Pan será estratégica para toda a Região Metropolitana. “Teremos um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade que vai ultrapassar as cidades-sede e se estender para toda a Região Metropolitana”.

Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que o know-how de 2016 será essencial para repetir o sucesso. “A nossa experiência na organização de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com certeza, nos ajuda. Mas também queremos aprender com todas as nações das Américas, ouvir sugestões e partilhar conhecimentos”.

O documento enviado à Panam Sports contém cartas-compromissos assinadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; pelo governador do Rio, Cláudio Castro; pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves; e pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco Antônio La Porta.

*Com informações do GE

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também