Contribuintes podem consultar se estão no lote a partir do dia 23
O 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 foi fechado na quinta-feira (12) pela Receita Federal e pode incluir contribuintes que entregarem ainda hoje a declaração.
A consulta ao 2º lote será liberada no próximo dia 23 e o pagamento será feito no dia 30, como de costume, na conta indicada pela pessoa ou no PIX, caso essa tenha sido a escolha e se a chave for o CPF.
O prazo para a entrega do IR sem pagar multa acabou em maio. Quem é obrigado a prestar contas com o fisco e, por algum motivo, ainda não o fez, deve enviar a documentação e pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do total do imposto devido no ano.
Os valores pagos pela Receita Federal são corrigidos com base na variação da taxa básica de juros da economia, a Selic. Para o 2º lote, o percentual de correção é de 1%, correspondente ao mês seguinte ao encerramento do prazo de envio.
A partir do 3º lote, a restituição passa a ser atualizada com 1% acrescido da variação da Selic. Atualmente, a Selic está em 14,75% ao ano — o maior nível registrado desde 2006 —, o que aumenta o valor a ser devolvido ao contribuinte nos lotes seguintes.
Lista de prioridades para receber a restituição do IR:
– Idosos acima de 80 anos;
– Idosos acima de 60 anos;
– Pessoas com deficiência (PCDs) ou doença grave;
– Profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério;
– Contribuintes que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou por receber via PIX;
– Demais contribuintes.
*Com informações do G1 e Folha de São Paulo