Para saber se há valores disponíveis, a consulta pode ser feita pelo site da Receita, em Meu Imposto de Renda. Foto Divulgação
Pagamento ocorrerá ao longo do dia 31 de março
A Receita Federal disponibilizou, nesta segunda-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda sobre Pessoa Física do mês de março de 2025. O crédito abrange cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências. Para saber se há valores disponíveis, a consulta pode ser feita pelo site da Receita, em Meu Imposto de Renda.
A página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
O pagamento das restituições é feito apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Para não haver prejuízo ao contribuinte, a Receita Federal oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.
Prioridades para o recebimento:
- Idosos com mais de 80 anos
- Contribuintes entre 60 e 79 anos
- Pessoas com deficiência ou doenças graves
- Profissionais do magistério
- Contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, optaram por métodos que aceleram o processo, como a Declaração pré-preenchida ou o recebimento via PIX.
Fonte: Receita Federal