Evelyn Bastos – Mangueira 2025
Foto: Instagran
Evelyn Bastos chega a Córdoba com o seu projeto Quadril de Mola
Quem acompanha o maior espetáculo da terra sabe bem como ela risca o chão da avenida com o seu samba e coreografias à frente da bateria da Estação Primeira de Mangueira. Evelyn Bastos levará um pouco desses truques somado a experiência de passista para os hermanos e hermanas da cidade de Córdoba, na Argentina. Começa hoje (15), por lá o workshop “Quadril de Mola” que visa exportar o samba brasileiro para outros fãs estrangeiros.
O projeto já passou pela Austrália e atraiu mulheres de vários perfis. Na argentina, a dançarina promete, mais uma vez, fazer história, “é mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo”, avalia.
Evelyn é oriunda da comunidade, veio do Morro da Mangueira, e afirma levar a sua ancestralidade e resistência para as aulas de samba. Para ela, a transposição do ritmo por fronteiras é também um ato de resistência, “carrego também a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade,” comenta.
Além de brilhar na avenida, Evelyn também atua como diretora Cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e ainda preside a escola mirim Mangueira do Amanhã. A majestade reina à frente da bateria da Mangueira há 12 anos.

Evelyn já esteve em diversos países representando o samba e a cultura brasileira e formou centenas de pessoas no Brasil e no mundo. Conhecida também por discursos fortes sobre o empoderamento feminino o respeito e a oferta de mais oportunidade às mulheres pretas e o carnaval, como espaço de exaltação às comunidades das escolas de samba, ela afirma que o workshop leva muito mais que a arte do samba para fora, “a pulsação do Rio Carnaval, esse patrimônio vivo, traduz a alma brasileira. Cada passo, toque, canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba, das vozes que cantam a vida com poesia e coragem“, conclui.
Além de ministrar o workshop, Evelyn também participará do tradicional desfile de Carnaval de inverno argentino. Sambista diversas vezes premiada, em 2023, ela levou o Estandarte de Ouro como “Destaque do Público” por sua atuação na Marquês de Sapucaí. Ao emprestar a sua arte e carisma aos vizinhos latino-americanos, a dançarina reforça que o carnaval carioca, além de ser um grandioso espetáculo para entretenimento, configura como uma das grandes identidades culturais do Brasil.
O projeto “Quadril de Mola” chegará à Córdoba com um currículo extenso. Além da Argentina, ele já passou por países como Japão, Alemanha, França, Suécia, Austrália dentre outros.
*via assessoria de imprensa.