Entre os locais incluídos estão o AquaRio, o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu Imperial de Petrópolis, Bioparque e o Bondinho Pão de Açúcar
Com o slogan “Juntos criamos memórias e transformamos vidas!”, o Governo do Estado lançou, no último dia 05, o programa “Me Leva RJ” que visa dar acesso gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social aos pontos turísticos, culturais, esportivos e de lazer localizados no Estado.
Entre os locais incluídos no programa estão o AquaRio, o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu Imperial de Petrópolis, Bioparque e o Bondinho Pão de Açúcar. Além de garantir a entrada gratuita nestes locais, vans do “Me Leva RJ” buscarão os participantes do programa na cidade em que moram, levarão até os pontos escolhidos e, após a visitação, os deixarão no local de partida do passeio.
“O objetivo do ‘Me Leva RJ’ é promover a inclusão social e proporcionar a oportunidade de frequentar espaços não formais de educação para pessoas que não teriam condições de arcar com essa despesa”, explica o governador Cláudio Castro.

Como participar
Cada grupo, formado por no mínimo dez pessoas, será acompanhado por monitores especializados, responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os passeios. Serão realizadas inicialmente dez ações por semana, mas esse número poderá aumentar ao longo do programa.
As inscrições devem ser feitas através do formulário disponibilizado nas redes sociais do programa (@melevarj) ou pelo e-mail melevarj@segov.rj.gov.br. E devem ser realizadas por instituições como escolas, organizações não-governamentais, associações e outras entidades com CNPJ ativo que representam ou assistem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
No ato da inscrição, deve-se definir o tipo de passeio desejado – turismo, cultura, esporte e lazer e grandes eventos. Após a solicitação, as instituições interessadas receberão orientações para organizar as visitas e indicar preferências de locais e atividades.
O “Me Leva RJ” é uma iniciativa da Secretaria de Governo com o apoio da Secretaria de Estado do Gabinete do Governador, de Cultura e Economia Criativa, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.