Farmácia popular aumenta a lista de medicamentos gratuitos. Foto Lucas Tavares – Agência O Globo
Fraldas geriátricas para incontinência e Dapagliflozina também passam a ser fornecidos sem custo à população
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou esta semana, em Brasília, que todos os 41 medicamentos e itens do programa Farmácia Popular serão distribuídos de graça aos brasileiros nas farmácias credenciadas. O programa existe desde 2004 e, agora passará a beneficiar diretamente mais de um milhão de pessoas ao ano.
Com a medida anunciada, as fraldas geriátricas e o Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento contra a diabete associada à doença cardiovascular, passam a ser ofertados gratuitamente.
O Farmácia Popular já disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Também são distribuídos absorventes higiênicos gratuitos, iniciativa que faz parte do Programa Dignidade Menstrual.
“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra Nísia Trindade.
Atualmente, o programa Farmácia Popular possui 31 mil farmácias credenciadas e está presente em 86% das cidades, cobrindo cerca de 87% da população brasileira. Para a retirada dos medicamentos, é necessário comparecer a uma farmácia credenciada com um documento de identidade e a receita médica.
Confira a lista dos 41 medicamentos: https://istoedinheiro.com.br/farmacia-popular-tera-100-de-gratuidade-em-41-remedios-e-itens-veja-lista/
*Com informações do G1 e Isto É Dinheiro