Foto: Reprodução TV Globo
Prefeito da cidade acompanha desde às 5h da manhã no Centro de Operações. Jaé passou a ser obrigatório no Rio no sábado (02).
Já é realidade no sistema de transporte municipal. Nesta segunda-feira (04) a cidade do Rio de Janeiro vive o seu primeiro dia útil com a obrigatoriedade de utilização do novo sistema de bilhetagem implantando pela Prefeitura, o Jaé. Desde sábado (01), quando fora oficializado, o sistema funciona. Hoje, dia útil de grande fluxo de passageiros, a prefeitura acompanha os desdobramentos da utilização da população carioca.
Desde às 05h da manhã o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), acompanha a utilização do Jaé na cidade. O novo sistema de bilhetagem já funciona em toda rede municipal de transporte que inclui: ônibus (linhas municipais), BRT, VLT, Vans legalizadas e Cabritinhos. O metrô também aceitará o Jaé como passagem, mas os demais transportes intermunicipais permanecerão apenas com o Riocard (como trens e barcas).
Nesta manhã, em entrevista ao Bom dia Rio (TV Globo), o prefeito afirmou que o sistema opera bem, com algumas pontualidades: “A operação está indo bem, temos 76% das viagens rodando com o Jaé. São mais de 3 milhões de viagens por dia. Mas existem problemas pontuais. Nesse sistema novo, a prefeitura passa a ter controle sobre ele.”
Os postos de atendimentos para tirar dúvidas e realizar aquisições funcionam normalmente. Caso ainda não tenham feito, as empresas residentes no município deverão solicitar, o quanto antes, o novo cartão para os seus colaboradores que moram na cidade. Neste caso específico, apenas elas poderão realizar a solicitação.
As empresas que ainda não receberam todos os cartões devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Transportes por meio dos canais de atendimento. O QR Code pode ser usado enquanto os trabalhadores não recebem o cartão físico.
Pessoas físicas que trabalham ou moram em outros municípios e que desejam ter o cartão para circular na cidade do Rio podem realizar o pedido, utilizando o próprio CPF. A Prefeitura lembra que o Bilhete Único Intermunicipal contina sendo aceito na cidade.
Sistema funciona desde sábado
No primeiro fim de semana o Jaé foi utilizado sem grandes incorrências, segundo a prefeitura. A cidade contou com cerca de 2 milhões de embarques no transporte público municipal e 75% de uso do novo sistema.
A Prefeitura do Rio justifica a implantação do Jaé como parte da modernização e ampliação da bilhetagem para o controle dos subsídios pagos às empresas. Segundo a gestão da cidade, 1,37 milhão de cartões físicos foram entregues e mais de 161 mil cartões estão nas lojas esperando pelos donos. Mais de 38 mil também estão em produção.
**Com informações do G1 / Bom dia Rio (TV Globo).