Primeiro dia de prova do ENEM 2025 é neste domingo (9)

Exame será aplicado em 1.804 municípios brasileiros, exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP 30

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em 1.804 municípios, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido a realização da COP 30.

Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. No dia 16, serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).

É essencial acessar o cartão de confirmação de inscrição na Página do Participante. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda levar o cartão impresso no dia do exame.

Que horas abre o portão do Enem?

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Depois desse horário, não será permitida a entrada. A prova começa pontualmente às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

No primeiro dia de Enem, os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas 30 minutos de duração. Já no segundo dia, a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.

A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.

Tempo adicional

Participantes que solicitaram atendimento especializado durante a inscrição e têm direito a tempo adicional terão um prazo maior para concluir a prova.

  • Término das provas – participantes com tempo adicional: às 20h no 1º domingo e às 19h30 no 2º domingo.
  • Término das provas – participantes da videoprova em Libras: às 21h no 1º domingo e às 20h30 no 2º domingo

 

Fontes: Agência Brasil e G1

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também