Prefeitura do Rio move ação contra a Riocard e solicita devolução rápida dos créditos aos usuários

Relatos de passageiros apontam dificuldades para conseguirem o reembolso em agências da empresa

A Prefeitura do Rio entrou na Justiça contra a empresa Riocard, operadora do cartão utilizado no transporte público que está sob a administração do Governo do Estado. A ação foi protocolada na segunda-feira (25) pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) na 3ª Vara de Fazenda Pública.

O documento solicita melhores condições de atendimento ao público e que a Riocard seja condenada a pagar R$ 10 milhões em indenização por danos morais coletivos. A ação civil pública acusa a Riocard de descumprir direitos do consumidor e pede que os créditos sejam devolvidos em até cinco dias após solicitação dos clientes.

As agências da Riocard estão com centenas de pessoas nas filas e demora de até três horas no atendimento.

Riocard x Jaé

Numa queda de braço com os empresários de ônibus que administram a Riocard, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), criou o Jaé. O novo cartão passou a ser o único aceito, desde o dia 2 de agosto, nos transportes municipais (ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”). Após a transição do sistema de bilhetagem, os usuários da Riocard tentaram reaver o saldo disponível no antigo bilhete, mas têm encontrado longas filas e muita burocracia.

Enquanto usuários comuns precisam que o cartão avulso esteja vinculado ao seu CPF, beneficiários de vale-transporte dependem ainda de uma declaração da empresa para a qual trabalha, autorizando a transação.

Nota oficial da Riocard

“A Riocard Mais ainda não foi notificada e prestará todos os esclarecimentos necessários à Justiça. O processo de resgate de créditos vem sendo realizado de forma transparente e seguindo as etapas previstas para a devolução dos valores aos clientes.

É importante ressaltar que todas as solicitações de reembolso recebidas estão sendo atendidas.

Para dar mais agilidade ao processo, a empresa ampliou as equipes de atendimento em suas lojas. A devolução é feita em um prazo de 4 a 15 dias, após a análise dos dados. Esse procedimento é fundamental para evitar erros e prevenir fraudes. Vale destacar que o saldo não expira, ou seja, os clientes podem solicitar o resgate a qualquer momento.

Cabe reforçar ainda que os passageiros podem continuar utilizando normalmente seus cartões em transportes intermunicipais, como ônibus e vans intermunicipais, metrô, trem e barcas. Na cidade do Rio, o cartão permanece sendo aceito na integração do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Quem deseja solicitar o reembolso pode conferir toda a documentação necessária pelo site www.riocardmais.com.br/paporeto, no tópico sobre resgate, antes de comparecer a uma loja.”

*Com informações do G1

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