Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo autoatendimento, ou presencialmente, comparecendo aos Cartórios Eleitorais
O primeiro turno das eleições de 2026 acontecerão em 4 de outubro e a Justiça Eleitoral (JE) alerta que o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais vai até o dia 6 de maio.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível fazer alterações até depois do pleito. O encerramento ocorre 150 dias antes da eleição, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Neste ano, os eleitores votam para decidir o presidente, governadores, deputados estaduais, federais e senadores. Para a regularização frente à Justiça Eleitoral, o eleitor pode consultar a sua situação no site tse.jus.br, clicar no campo situação eleitoral e digitar o CPF. Assim, ele fica sabendo como está perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as brasileiras e os brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para as pessoas analfabetas, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.
Fonte: TSE