Aparelhos foram recuperados durante a Operação Rastreio, que já prendeu 270 pessoas
A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC/RJ) iniciou, nesta terça-feira (22), a devolução de 1.400 celulares roubados e furtados aos seus verdadeiros donos. Os aparelhos foram recuperados durante a “Operação Rastreio”, realizada em todo o Estado para combater o comércio ilegal desses produtos.
A operação começou em maio com mais de 4,7 mil celulares recuperados e cerca de 270 pessoas presas, segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Novas devoluções estão previstas para os próximos meses, conforme os aparelhos forem periciados e seus proprietários identificados.
Além da repressão aos crimes, a operação também tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de comprar aparelhos de origem duvidosa. Para ajudar nessa verificação, foi criado o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, que permite o cadastro do número de identificação do aparelho, o IMEI, e consulta gratuita sobre eventuais restrições antes da compra.
O aplicativo é abastecido em tempo real, conforme os registros de ocorrência feitos nas delegacias. ” Sempre exijam nota fiscal e, em caso de dúvida, consultem o IMEI no aplicativo da Polícia Civil. Assim é possível evitar a compra de produtos roubados ou furtados e não contribuir para essa cadeia criminosa”, orienta o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.
Em junho, cerca de três mil usuários que estavam de posse de celulares com origem criminosa foram notificados e tiveram até 72h para devolvê-los. Aproximadamente mil pessoas compareceram espontaneamente às delegacias. Já quem não cumpriu o prazo passou a ser alvo de investigação por receptação, e inquéritos criminais estão sendo instaurados.