A Operação Overclean está na quarta fase e investiga fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos
Em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, a Polícia Federal deflagou mais uma operação que investiga desvios de recursos públicos, nesta sexta-feira (27). Cinco municípios da Bahia fazem parte das investigações; 16 mandados de busca e apreensão foram destinados a Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Dois prefeitos foram afastados das suas funções.
A quarta fase da operação Overclean tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa. Segundo a Polícia Federal, o esquema funcionava na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios investigados mediante pagamentos de vantagem indevida e a manipulação de procedimentos licitatórios.
Dentre os alvos da operação estão: Prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), Prefeito de Boquira, Alan Machado França (PSB), Ex-Prefeito de Paratinga e Marcel José Carneiro de Carvalho (PT). Além deles, o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) teve a quebra do seu sigilo telefônico, o assessor parlamentar dele, Marcelo Chaves Gomes, também recebeu busca e ordem de afastamento.
Segundo as investigações o assessor do deputado Félix Mendonça seria o responsável pelos repasses aos municípios dentro do esquema. Durante as apreensões uma grande quantia em dinheiro foi apreendida em gavetas de um guarda-roupas na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT).

Todos os mandados e ordem judiciais foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os prefeitos Humberto Rodrigues, de Ibipitanga e Alan Machado de Boquira foram afastados.
**Com informações do G1 / PNB Online