Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) entrevistou 652 empresários do setor varejista e de serviços entre os dias 13 e 22 de outubro
Mais da metade dos empresários do comércio e de serviços da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pretende efetivar funcionários temporários após o fim das festas de Natal e Ano-Novo. A conclusão é de um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), realizado entre os dias 13 e 22 de outubro, com 652 empresários do setor varejista e de serviços.
Segundo o estudo, 34,2% dos entrevistados afirmaram que vão contratar trabalhadores temporários neste fim de ano, percentual muito próximo ao registrado em 2024, quando 35,7% disseram o mesmo.
O dado mais positivo do levantamento é a intenção de efetivação. Segundo o IFec RJ, dos entrevistados, 58,9% afirmaram que há possibilidade de manter pelo menos um dos temporários após o término do contrato. O percentual é 3,4 pontos percentuais superior ao de 2024, quando 55,5% demonstraram essa intenção.
Mais contratações em novembro
O levantamento aponta que 65,7% dos empresários pretendem realizar as contratações neste mês que tradicionalmente concentra o aumento da demanda por conta da Black Friday e da preparação para o Natal. Outros 41,7% devem contratar em dezembro, enquanto as admissões feitas em setembro e outubro representaram 15,5%. Apenas 2,2% dos entrevistados ainda não decidiram se vão contratar.
A pesquisa revela ainda que 52,2% das empresas contarão com os novos funcionários até dezembro, e 27,4% manterão os temporários até janeiro de 2026. Isso reflete o esforço do setor em lidar com o pico de movimentação econômica que se estende até o verão.
*Fonte: Fecomércio RJ e Extra