Usuário precisa apenas apontar o celular para o QR Code e concluir a transação. Foto Divulgação Bacen
Regulamentada pelo Banco Central, medida visa modernizar e dar mais agilidade e segurança aos pagamentos
Os brasileiros já podem pagar seus boletos bancários utilizando o Pix, mediante um QR Code específico inserido no próprio documento. A medida do Banco Central (BC) entrou em vigor na segunda-feira (3) e tem o objetivo de dar mais segurança, agilidade aos pagamentos e reduzir as inadimplências.
O usuário precisa apenas apontar o celular para o QR Code e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
Já era possível pagar algumas contas, como a de energia elétrica, usando o Pix e não apenas o código de barras. O Banco Central tinha permitido essa possibilidade de forma limitada em caráter experimental. O Pix é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Ele é usado por 76% da população.
Boleto dinâmico
Além do pagamento via PIX, a resolução do BC cria o boleto dinâmico. A modalidade será utilizada para maior segurança nos pagamentos de dívidas entre empresas, já que algumas cobranças são representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural.
“Como tais títulos podem ser negociados, é fundamental assegurar ao pagador e ao credor a segurança de que os pagamentos serão direcionados ao legítimo detentor de direitos”, explicou o BC em nota.
*Com informações da Agência Brasil