A luta pelo emagrecimento ganhou um personagem que vem “causando” na área da saúde. O Ozempic, medicamento da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, virou febre entre as pessoas que precisam perder peso. O remédio que está sendo utilizado para combater a obesidade foi desenvolvido para tratar outra patologia.
Mas, afinal… Pode ou não pode usar Ozempic para emagrecer?
Como qualquer medicamento, o uso sem restrições médicas pode apresentar riscos. Na composição do Ozempic consta uma substância que está aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade. A semaglutida é uma droga que atua no pâncreas, na secreção da insulina. O pâncreas possui um papel fundamental na regulação da glicose no sangue e este componente age no processo de promoção da sensação da saciedade.
Por mais que a semaglutida seja um componente aprovado para fins de emagrecimento, o Ozempic foi desenvolvido para tratar diabetes do tipo 2. Sendo assim, o seu uso para auxiliar a perda de peso é considerado off label, ou seja, quando o remédio é desenvolvido para uma patologia específica, mas acaba sendo utilizado no combate a outras enfermidades.
É preciso prescrição médica para usar o remédio com responsabilidade. Especialistas afirmam que a semaglutida pode apresentar efeitos colaterais consideráveis como: mal-estar, dor de cabeça, desidratação, diarreia, vômitos, náuseas, falta de apetite em excesso etc. A dosagem eficaz é importantíssima e apenas o médico possui a capacidade de especificar, mediante exames, qual é a adequada para cada paciente.
Um outro alerta é a perda excessiva de massa muscular e a densidade óssea. Em doses desreguladas, o uso irresponsável do remédio pode acarretar fraqueza extrema, perda da força e a perda gradual da massa muscular que compõe um corpo saudável.
O Ozempic ganhou fama pela suspeita e a confirmação de uso de algumas pessoas públicas. A cantora sertaneja Maiara, que faz dupla com a irmã Maraisa, eliminou cerca de 30 kg. Ela afirmou que realiza tratamentos médicos para emagrecer acompanhados de exercícios físicos, mas, ao ser questionada sobre Ozempic, não confirmou e também não desmentiu as especulações de que estaria utilizando. Na corrida eleitoral para à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PSD), hoje prefeito reeleito, chegou a cogitar a possibilidade de ofertar Ozempic pelo SUS, “não vai ter mais gordinho no RJ”, disse ele na ocasião. Paes afirmou ter eliminado 30 kg em cerca de 1 ano com o auxílio do medicamento.