Operação Contenção. Foto: Reprodução G1
Intensos tiroteios foram ouvidos nesta manhã. Agentes vão à rua com cerca de 100 mandados de prisão
As forças de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro deflagaram, na manhã desta quarta-feira (28), uma megaoperação que visa fechar o cerco sobre o avanço territorial da facção Comando Vermelho (CV). Até o momento, 20 pessoas foram mortas e 56 suspeitos foram presos. Atualmente, 26 comunidades são comandadas pela organização.
Durante a manhã, moradores do Alemão e da Penha tiveram dificuldades para sair de casa. Intensos tiroteios foram ouvidos e o número de mortos já chegou a 20. A polícia também confirmou a apreensão de um fuzil na rua Uranos, na Penha. Ao todo estão sendo cumpridos 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão nos dois complexos, até o momento 56 pessoas foram detidas. Tanto o Alemão quanto a Penha são considerados um dos territórios mais perigosos que são dominados pelo CV. Ambos ficam na Zona Norte do Rio.
As investigações destacam que cerca de 30 homens com mandados de prisão expedidos são do Pará. Ainda há outros suspeitos de fora do Rio que também são investigados. Faccionados da Bahia e do Espírito Santo, que estariam no Rio, também são alvo da operação.

Pelo menos 2.500 agentes de segurança estão nas ruas, a Operação Contenção também conta com a ação de promotores do Ministério Público Estadual. Policias militares do Comando de Operações Especiais (COE), além de unidades operacionais da PM da capital e da região metropolitana também integram a ação. Agentes da polícia civil de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência também corroboram.
Até o fechamento desta matéria a polícia confirmou que houve apreensão de 10 fuzis e 2 pistolas. 9 agentes foram baleados e 2 morreram. A Rio-Ônibus informa que algumas linhas que possuem como itinerários as áreas adjacentes à operação estão com desvio de rota para proteger passageiros e rodoviários. A linhas desviadas na Penha são: 312 (Olaria-Candelária), 313 (Penha-Praça Tiradentes), 621 (Penha-Saens Peña), 622 (Penha-Saens Peña), 623 (Penha-Saens Peña), 625 (Olaria-Saens Peña), 628 (Penha-Nova América), 679 (Grotão-Méier) e 721 (Vila Cruzeiro-Cascadura). Já no Alemão, foram desviadas as linhas: 292 (Engenho da Rainha-Castelo), 311 (Engenheiro Leal-Candelária) e 711 (Rocha Miranda-Rio Comprido).
A megaoperação conta ainda com uma estrutura que também inclui ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate para atendimento emergencial.
*Com informações do G1 / Metrópoles
 
				