No ano de 2024 ficou ainda mais evidente a importância do marketing político. Num momento em que vivemos uma grande polarização e disseminação de notícias, muitas das vezes falsas, é crucial a visão estratégica do profissional especializado em marketing.
Quando o eleitor forma a sua opinião sobre qualquer assunto, dependendo da maneira que a notícia foi passada, podemos ter uma grande queda na imagem do candidato, e a repercussão pode ser o fim de sua eleição. Mas o que se mostrou muito positivo foi a resposta rápida nas campanhas. Quando se disseminava uma informação negativa sobre os candidatos, as equipes de marketing e de comunicação tinham que agir rápido, com uma resposta convincente para o eleitor.
Dessa forma, a opinião pública ajudou em algumas ocasiões a desmistificar o assunto e, muitas das vezes, o que seria negativo, dependendo da resposta, acabou se transformando em positivo na mobilização de eleitores.
Ficou claro também, nas eleições de 2024, que as mídias sociais foram indispensáveis. Entretanto, vale ressaltar que somente essa forma de comunicação não consegue eleger ninguém. Temos exemplos de candidatos que tiveram uma grande influência nas redes sociais, mas que não se transformou em voto, pois o público que ele atinge não estava interessado em tê-lo como um político, mas sim, como um influenciador.
Também temos exemplos de candidatos que souberam surfar muito bem nessa onda das redes sociais e pegaram aquele público polarizado de “direita” ou “esquerda” e, com um bom projeto de marketing, conseguiram um grande número de votos. Isto é possível porque não só fizeram as publicações: eles usaram o marketing político para transformar suas ideias e convicções em opinião pública e, assim, fazer do seu seguidor, o seu eleitor.
O marketing político tornou-se cada vez mais importante nas eleições. O candidato que soube investir em estratégias eficazes e inovadoras ficou muito bem posicionado e conquistou a confiança do eleitorado e a vitória nas urnas. Podemos afirmar que com o poder da informação que circula rapidamente e a utilização de uma estratégia de comunicação e marketing conseguimos fazer toda a diferença.
André Rocha
Publicitário
MBA em Ciências Políticas, Comunicação Eleitoral e Marketing Político