Saúde da mulher ganha destaque durante todo o mês
Março é o mês colorido, onde as cores lilás, amarelo e azul-marinho marcam três importantes campanhas de prevenção e tratamento ao câncer do colo do útero; à endometriose e ao câncer colorretal.
A campanha Março Lilás alerta para os cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical. A doença é silenciosa nos estágios iniciais e geralmente está relacionada à infecção pelo vírus HPV, sendo possível o diagnóstico através do exame papanicolau, onde as células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a possível presença de lesões.
O Março Amarelo é uma campanha mundial que reforça as discussões sobre a endometriose, uma doença que atinge cerca de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, sendo mais de 6 milhões somente no Brasil. Embora seja uma doença comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser detectada.
Por fim, o Março Azul-Marinho tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre os riscos do câncer colorretal. Em geral, os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes, tendo como fatores de risco a obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.
Estas campanhas de conscientização são vitais para a saúde pública, incentivando a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado destas condições. A informação é uma poderosa ferramenta de combate a estas doenças, capaz de transformar vidas e garantir um futuro mais saudável para todos.
*Com informações do Ministério da Saúde