BRT atravessado na Av. Edgar Romero Foto: Reprodução TV Globo
Trânsito na Av. Edgar Romero segue livre e o policiamento reforçado na manhã desta quarta
A quarta-feira (16) em Madureira, zona norte do Rio, busca a normalidade. Um dia depois do terror vivido pelos moradores, transeuntes e passageiros de ônibus no bairro, o policiamento segue reforçado e não há registros de retenções pelas vias e bloqueios causados por bandidos. Nesta terça (15), mais de 20 ônibus foram usados como barricadas para atrapalhar uma operação da Polícia Militar no Morro da Serrinha.
A Mobi-Rio, Companhia Municipal de Transportes Coletivos do Rio de Janeiro, informou que as principais linhas que trafegam na região circulam normalmente e também não há retenções no BRT. Por algumas horas a circulação dos articulados teve que ser interrompida ontem e algumas linhas tiveram que desviar das suas rotas, para fugir da interceptação dos bandidos.
A Rio Ônibus informou que a liberação do último ônibus sequestrado para ser usado como barricada aconteceu por volta das 20h de ontem, próximo à comunidade da Serrinha. Os veículos abordados ficaram parados em diferentes vias do entorno até o final da tarde. Segundo a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), as linhas intermunicipais, das empresas Flores e Vera Cruz, que também sofreram a ação dos bandidos, tiveram os seus carros liberados a partir das 19h.

De acordo com as forças de segurança do Estado, o policiamento continua reforçado no bairro. A ação coordenada visa conter o domínio do tráfico, que é considerado estratégico para a região. Desde a segunda-feira (14) agentes do COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia fazem esta operação no Morro da Serrinha. A área é comandada pelo traficante Wallace Brito Trindade, o Lacoste.
O governador Cláudio Castro realizava uma visita técnica ao município de São João de Meriti enquanto o clima de tensão se instaurava em Madureira e, de lá, Castro apoiou a ação da polícia, “nós vamos libertar a população desses criminosos. Infelizmente, temos efeitos colaterais, mas a polícia está toda lá, o BOPE está lá e a gente vai continuar combatendo o crime organizado”.
Até o presente fechamento desta matéria a quarta-feira segue sem registros de confrontos, tiroteios ou manifestações pelas intermediações do Morro da Serrinha e o trânsito segue livre pelas principais vias de Madureira.
*Com informações O Dia / G1