Influenciador Hytalo Santos
Foto Reprodução: Redes Sociais (Instagran)
Investigações do MP da Paraíba apontam os dois como suspeitos de explorar crianças e adolescentes nas redes sociais.
Estão presos o influenciador digital Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente. Os dois foram detidos na manhã desta sexta-feira (15) em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. De acordo com as investigações do Ministério Público da Paraíba, eles seriam suspeitos de explorar crianças e adolescentes pelas redes sociais. Hytalo foi um dos personagens mencionados pelo também influenciador Felca, em um vídeo-denúncia sobre “adultização” de menores.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o casal estava numa casa em Carapicuíba e não foi resistente a prisão. Buscas também foram realizadas pelos agentes no local. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Souza, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux.
O casal detido já vinha sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). As investigações, que também congregam o Ministério Público do Trabalho (MPT), giram em torno dos crimes de tráfico humano e exploração infantil.
A prisão de Hytalo e o marido foi orquestrada em conjunto pelo MPT, a Polícia Civil do Estado da Paraíba e de São Paulo e a polícia Rodoviária Federal. A decisão do juiz Rudimacy foi justificada por “fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, dentre outros crimes. O magistrado objetiva com a prisão dos dois “impedir novos atos de destruição ou ocultação de provas”, evitando, também, a intimidação de possíveis testemunhas.
Hytalo e Israel Nata Vicente também sofrem como medidas judiciais a Suspensão das Redes Sociais e a Desmonetização dos Conteúdos produzidos por eles, além também de estarem proibidos de manterem quaisquer contatos com as vítimas.

Foto: Divulgação Deic de São Paulo
A justiça da Paraíba também esteve na casa do influenciador, em João Pessoa, e por lá aprendeu computadores e celulares.
A defesa de Hytalo alega que o influenciador está à disposição da justiça para esclarecer quaisquer fatos, ao mesmo tempo em que nega todas as acusações. Em um comunicado à imprensa a defesa ainda diz, “que Hytalo jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais”.
Denunciado pelo vídeo sobre “adultização” de crianças.
Hytalo e a sua conduta com crianças e adolescentes ganharam mais notoriedade negativa após a publicação do vídeo de Felca que denunciava o sistema de adultização de crianças e supostas explorações de menores. O conteúdo foi publicado no Youtube no dia 06 de agosto.
Na ocasião, Felca chamava atenção para a criação de conteúdo com menores de idade para as redes sociais. Hytalo fora mencionado através do caso da adolescente de 17 anos, Kamyla Santos, usada supostamente pelo influenciador paraibano em conteúdos com teores de exploração sexual.
Além do caso de Kamyla, Felca ainda apresenta no vídeo uma série de trechos publicados nas redes sociais de Hytalo com jovens, para tecer duras críticas.
Hítalo José Santos Silva, mais conhecido como ‘Hytalo Santos’, é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, e possui 28 anos. Até a conta dele no Instagram ser retirado do ar, o influencer contava com mais de 17 milhões de seguidores. No TikTok o público chegava a 2,4 milhões e no Youtube 5 milhões de seguidores.
*com informações do G1 / Estadão