Foto: Centro de Operações do Rio / Reprodução.
Escola confirmou, em nota, que o seu barracão foi completamente destruído pelo fogo. Vigário Geral e Inocentes de Belford Roxo também foram afetadas
O Corpo de Bombeiros continua trabalhando na Zona Portuária do Rio para combater novos focos de incêndio que ainda podem aparecer nos galpões afetados pelo fogo ontem (22). A Unidos do Jacarezinho, atual campeã da série Prata que ascendeu a Série Ouro, foi a mais prejudicada. Em nota, a agremiação confirmou que o local ficou totalmente destruído.
Segundo a nota, “todo projeto já iniciado no barracão de alegorias e fantasias foi perdido”. A perícia trabalha para descobrir o motivo do incêndio, mas as suspeitas estariam em torno de curtos circuitos.
A Unidos do Jacarezinho estava há 12 anos afastada da Marquês de Sapucaí. A escola apresentará na sua estreia, na série ouro em 2026, o enredo que homenageia o cantor e compositor Xande de Pilares. O carnavalesco que assinará o desfile da Jacarezinho, Bruno de Oliveira, lamentou o ocorrido em suas redes sociais, afirmando que: “Do fogo renasce a arte. Da dor, a força de seguir criando. O carnaval é maior que qualquer tragédia. Avante!”
A Inocentes de Belford Roxo e a Acadêmicos do Vigário Geral também foram atingidas. Pelo barracão da Vigário, todo material alocado e que já estava em produção para o carnaval de 2026 também foi perdido. A Inocentes confirmou que funcionários da escola conseguiram salvar boa parte dos materiais.
As chamas de ontem foram controladas por volta das 19h40, mas, durante a manhã desta quinta (23), novos focos voltaram a surgir. O corpo de Bombeiro trabalha nas ações de rescaldo e contenção. Não foram registradas vítimas e nem mortes.
Confira o Comunicado Oficial da Unidos do Jacarezinho à Imprensa:
“É com pesar que a Unidos do Jacarezinho confirma através desta nota oficial que o seu barracão de alegorias, adereços e fantasias situado na Via Binário do Porto, nº 288, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio, sofreu um incêndio de grandes proporções na tarde desta quarta-feira (22), controlado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no final desta tarde. Não houve feridos. O local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval. A equipe técnica da Defesa Civil iniciará o trabalho de perícia no local, para concluir o seu laudo buscando esclarecer a origem do incêndio.
Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações coirmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos.”
 
				