Foto_Marcelo Camargo_Agência Brasil
A medida abrange itens como carne, milho, café etc.
A partir desta sexta-feira (14) começa a valer o imposto zero para a importação de alguns alimentos consumidos pelos brasileiros. Produtos como milho, café, açúcar e carne serão contemplados; a medida foi aprovada ontem (13) pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Comex).
A estratégia para baratear itens da alimentação foi anunciada pelo governo federal na semana passada. Ao fazer o anúncio, o vice-presidente Geraldo Alckmin foi questionado sobre os possíveis impactos das medidas nos produtores nacionais, “nós entendemos que não vai prejudicar. Você tem períodos de preços mais altos e mais baixos. Nós estamos em período em que reduzir o imposto ajuda a reduzir preços. Ao meu ver, você está complementando”, afirmou o vice-presidente.

A alta dos alimentos tem gerado incômodo ao governo federal. Especialistas políticos afirmam que a crise de popularidade do presidente Lula está ligada diretamente a este fato. O objetivo do governo é contornar a inflação dos alimentos, barateando-os e deixando-os mais acessível à população.
As tarifas de importação dos alimentos básicos contemplados com a nova medida variavam de 9% a 32%. Veja:
Macarrão (massas em geral) – 14,4%
Sardinha – 32%
Azeite – 9%
Açúcar – 14%
Carne – 10,08%
Café – 9%
Biscoitos – 16,2%
Milho – 7,2%
Sendo esses impostos zerados para importação a partir de hoje, a expectativa é que os preços sejam reduzidos significativamente. Segundo o governo, os reflexos dos valores nos Supermercados poderão ser sentidos rapidamente.
Fonte: G1 / CNN Brasil.