Objetivo é aumentar a segurança e combater fraudes no uso do Bilhete Único Intermunicipal
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a implantação de câmeras de biometria facial nas vans intermunicipais a fim de verificar se o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) está sendo usado pelos proprietários do cartão. A tecnologia será instalada de forma gradual, com início em janeiro de 2025, e a expectativa é que até outubro do mesmo ano, todas as vans estejam com os validadores faciais.
O secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), Washington Reis, afirmou que tal medida vai aumentar a eficiência operacional e garantir que o benefício seja utilizado de forma correta. “Queremos que os passageiros tenham tranquilidade em suas viagens, com segurança e aproveitando o desconto concedido pelo Governo do Estado”, destacou ele.

Para o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, a biometria facial será fundamental para reforçar a fiscalização. “O benefício é destinado a quem realmente precisa. Seu uso irregular não só onera os cofres públicos, mas também prejudica todos os usuários do sistema”.
Com a biometria facial, caso um passageiro seja flagrado utilizando o benefício de forma irregular, o cartão poderá ser suspenso, enquanto trabalhadores que utilizam vale-transporte estão sujeitos a demissão por justa causa e podem responder criminalmente por fraude.
*Com informações do Governo do Estado do Rio de Janeiro