Evento aconteceu no Diretório Municipal do PV de Belford Roxo e reuniu representantes políticos e a sociedade civil
O Vereador Igo Menezes (PT) de Belford Roxo realizou nesta terça (17) um evento para lançar uma Frente Ampla Democrática que contempla políticas públicas para os municípios da Baixada Fluminense. O encontro aconteceu no Diretório Municipal do PV, no bairro Piam, e reuniu lideranças políticas do PT, PC do B, PV, PTB e PSOL.
Integrantes da sociedade civil corresponderam ao convite do vereador e lotaram o local. Moradores de Belford Roxo e dos municípios adjacentes ficaram atentos as propostas e apoiaram a iniciativa, “tudo que for bom para gente, que fizerem olhando pela gente é bom. Não só aqui em Belford Roxo, mas nas outras cidades da região, a gente precisa muito de atenção. Ter mais gente que lute pelo que a gente precisa é muito bom. Dá mais força, né? Eu acho bom”, avaliou a ambulante Neide Souza do bairro Parque São José.
Cada liderança política ganhou a oportunidade de se expressar e justificar a importância do trabalho que a frente realizará. Estiveram presentes o deputado estadual Yuri Moura (PSOL), o vereador de Queimados Prof. Castelano (PT), o vereador de Japeri Mateus Ferraz (PT), o presidente nacional do PTB Vivaldo Barbosa, o presidente estadual do PC do B Daniel Iliesco, o presidente do PSOl de Belford Roxo Ygor Canzi, Assis Freitas – presidente do PSB de Belford Roxo, Dilceia Quintela membro estadual do PC do B e outros.
Dentre as falas e ideias lançadas os participantes se demonstraram confiantes com a frente, “saio daqui com o sentimento e a certeza de que o campo popular e democrático está se organizando para contemplar as suas regiões e que estamos preparados para defender a democracia, garantindo políticas públicas para a população. A gente tá preocupado em garantir comida na mesa, educação, incluindo universidades para os jovens, e melhores condições para os nossos trabalhadores e trabalhadoras. Esta união (esta frente) precisa se espalhar e onde tiver luta nós estaremos presentes para apoiar”, afirmou o parlamentar Yuri Moura.
Morador de Mesquita, o integrante da coordenação estadual da negritude do PSOL, Rodrigo Nunes, também considerou importante a união dos municípios, “essa frente é muito necessária. Através dela, a política da baixada fluminense pode ganhar mais representatividade. É importantíssimo que essa frente ganhe corpo em outros municípios, incluindo a minha cidade, Mesquita, visando sempre o crescimento e dando mais voz a população da região.”
O vereador Igo Menezes também considerou o saldo positivo, “é uma grande felicidade ter este evento aqui em Belford Roxo com a participação de vários partidos, várias lideranças. A iniciativa da Frente Democrática saiu de Belford Roxo e está indo para toda baixada. A partir disso, nós vamos dialogar sobre políticas públicas e vamos unir forças para trabalhar cada vez mais pela nossa região”.
Evento aconteceria na sede da Câmara de Belford Roxo, mas foi vetado
A discussão para a construção da Frente Ampla estava agendada para o dia 17 de março, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Belford Roxo. Dias antes da realização do evento, mais precisamente no dia 10, a diretoria da Casa, atendendo a um pedido do presidente Marquinho Gandra (União Brasil) comunicou, via WhatsApp, ao vereador Igo que o plenário não estava mais liberado. Tal atitude não foi bem vista e foi repudiada pelo parlamentar que se sentiu retaliado por não fazer parte da base do atual prefeito Márcio Canella.
“Eles vetaram um vereador da Casa, eles vetaram os partidos políticos, na Casa dos partidos políticos e do povo. Eles tentaram impedir que os moradores da cidade pudessem dialogar sobre políticas públicas, tentaram impedir que os cidadãos participassem deste momento tão importante. Isso é muito sério e eu vejo isso com muita preocupação. Mas, isto não vai nos parar. A gente segue dialogando com a população e lutando contra esses atos antidemocráticos na cidade. Tal atitude tem o meu total repúdio”, comentou o vereador do PT, Igo Menezes.