Foto Divulgação: Eventos anteriores.
12ª Edição do Umbanda Rio reúne, na zona norte da cidade, adeptos da religião no Brasil inteiro.
Neste sábado (15), feriado da Proclamação da República e Dia da Umbanda, a partir das 12h, o Clube de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura, zona norte do Rio, será palco da 12ª edição do Umbanda Rio, reconhecido no país como o maior encontro de terreiros do Brasil. Com uma programação diversa, o evento irá celebrar uma das religiões brasileiras, de origem africana, mais antigas do país.
Será um dia inteiro dedicado à música de terreiro, ao samba e outras musicalidades e expressões culturais em diferentes estilos. Percussionistas afro do grupo Baque Mulher, o cantor e compositor Braguinha, Igor Benatti e Enzo Belmonte, com a sua banda e show completo, chamado MEU AXÉ, são algumas das atrações. Enzo receberá convidados, ogãs e curimbeiros diretamente dos terreiros trazendo toda riqueza musical e a potência dos atabaques de Umbanda.
A gastronomia receberá dos terreiros elementos que carregam o sabor da ancestralidade. O Quintal do Ajeum é presença confirmada e ainda haverá petiscos diversos para todos os gostos.
O Talk Show Literário recebe e celebra os principais autores, pesquisadores e suas obras ligadas às tradições afro-brasileiras, reunindo ainda lançamentos desse segmento. O evento promete ser um grande ponto de encontro para filhos de fé, estudiosos, simpatizantes e todos aqueles que desejam vivenciar de perto a riqueza da Umbanda e a força da sua tradição.

O Encontro Umbanda Rio se notabilizou por receber adeptos, sacerdotes e simpatizantes de vários municípios do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, o que fortalece o diálogo e permite a troca de saberes, o fortalecimento da identidade religiosa e o respeito aos seus fiéis.
A 12ª Edição do Umbanda Rio comemora o aniversário de anunciação da religião de Umbanda e busca dar visibilidade para suas pautas em defesa das tradições contra o racismo religioso e o descaso das autoridades, mediante os casos de violência contra sacerdotes, adeptos e terreiros.
Idealizado por Pai Alex d’Oxalá, sacerdote umbandista da Fraternidade Aldeia Caboclo Pena Branca, o evento é considerado um movimento vivo e pulsante, que nasce da fé, da resistência e da criatividade do povo de axé. Em edições anteriores o evento contou com a participação de artistas consagrados, como Tereza Cristina e Arlindinho, e os intérpretes de samba-enredo Ito Melodia e Wander Pires.
Para informações sobre os ingressos, os interessados deverão fazer contato através do número (21) 97936-7573 ou pelo Instagram @umbanda_rio.