Foto: ASCOM Mangueira
O Polo funcionará na quadra da agremiação e já está com inscrições abertas para vários cursos.
A Estação Primeira de Mangueira e o Centro Universitário Celso Lisboa inauguraram na manhã desta quarta-feira (5) um Polo de Ensino Superior gratuito dentro do Palácio do Samba, como é conhecida a quadra da agremiação. As inscrições já estão abertas e as oportunidades são voltadas para moradores e sambistas da comunidade.
O Polo de Educação Superior 100% gratuito funcionará na quadra da agremiação e oferecerá bolsas integrais para cursos de graduação EAD a ritmistas, trabalhadores da escola e moradores da comunidade que possuam ensino médio completo. A ação tem apoio da Engemon IT e da Vulp Air.
Mais do que um polo educacional, o projeto pretende gerar impactos contínuos na Mangueira, fortalecendo oportunidades de carreira, renda e ascensão social. O local funcionará como um centro de estudos com apoio presencial, tecnologia de ponta e acompanhamento acadêmico.
O evento de inauguração reuniu lideranças comunitárias, representantes da Mangueira e da Celso Lisboa, e também contou com apresentações culturais.
A presidente da Estação Primeira, Guanayra Firmino, saudou a parceria e declarou que a “operação educação” é o tipo de iniciativa que a favela precisa. Durante o seu discurso, Guanayra reforçou a importância de levar oportunidades para favela, ao mencionar diretamente a Operação das Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes, sendo 04 policiais em serviço, no Complexo da Penha, semana passada (28). “a gente está marcando esse território aqui hoje, afirmando que a educação salva, que a cultura salva, que o samba salva. Para gente é muito importante; e isto estar acontecendo uma semana depois é muito simbólico, pois representa o nosso grito de resistência”, concluiu Guanayra.
Felipe Kotait Borba, CEO da Celso Lisboa, lembrou que o projeto foi gestado pelas duas instituições durante um ano. E convidou a comunidade da Mangueira e adjacências a aderir e a se inscrever nos cursos disponíveis. “Acreditamos nessa transformação“, afirmou.
O link com todas as informações e inscrições já está disponível: https://cursos.celsolisboa.edu.br/polomangueira/