Empregabilidade e inclusão social foram as palavras-chave do encontro
A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou no dia 19 de novembro um evento que discutiu as possibilidades de empreender voltadas às famílias atípicas. O encontro foi presidido pela parlamentar Leide (Republicanos) e recebeu empresas, entidades civis e cidadãos.
A mesa foi composta por pessoas que levaram conhecimento e compromisso com a causa. Além da Vereadora Leide estiveram: Margarete Kielly, Coordenadora do Sebrae Regional – Baixada Fluminense, Flávia Domingos do Conselho Regional de Contabilidade RJ e Aline do Aureo, vice-prefeita eleita.
Margarete Kielly, do Sebrae, mostrou que o empreendedorismo já é uma realidade social que pode atender também aos anseios das famílias atípicas. A convidada levou números, possibilidades, exemplos e expôs necessidades, “quando a gente olha para a Câmara de Vereadores e entendemos que eles legislam a favor do município, nós sabemos que é daqui que podem surgir políticas públicas que transformam. Por isso, é importantíssimo falarmos sobre este assunto aqui”.
Empreendedores presentes receberam dicas sobre contratações e manutenções de colaboradores atípicos. Flávia Domingos do CRCERJ ressaltou que foi válido participar do evento pelo conhecimento que adquiriu, “eu fiquei impressionada com tamanha vontade de fazer isso. Eu sou empreendedora, tenho um negócio, e também contrato pessoas. Eu recebi informações importantes aqui. Esse encontro de hoje, para mim, foi esclarecedor pois me apresentou um leque de possibilidades, me mostrando como contratar pessoas atípicas.”
Além da geração de renda, o encontro pautou a oferta da dignidade. Se para os empreendedores os esclarecimentos foram sobre as possibilidades de inserção e inclusão, para as famílias atípicas trabalhar e empreender podem ser formas de sobreviver. Aline do Aureo, vice-prefeita eleita de Duque de Caixas, afirmou que a próxima gestão da cidade já pensa nos empreendedores e nas famílias atípicas, “o nosso governo será um governo de inclusão, a gente precisa incluir e empreender em todos os setores e segmentos. Quando falamos de empreendedorismo, também falamos da viabilização de serviços públicos e a gente quer uma Duque de Caxias mais inclusiva e com mais oportunidades a todos.”
Antes do encerramento, a Vereadora anfitriã fez questão de destacar que o empreendedorismo é o caminho. Por isso, falar sobre ele sempre será fundamental, “Dia 19 de novembro é o dia municipal do empreendedorismo aqui em Duque de Caxias. Eu sou autora do Projeto de Lei que instituiu esse dia. Contemplar a classe empreendedora é fundamental, pois eles ajudam muita economicamente a cidade. Tanto ajudam que até as famílias atípicas também se sentem inseridas neste cenário.”
O evento foi concluído com a entrega de moções de aplausos a pessoas que se destacaram pela sua vivência e atuação com as famílias atípicas duquecaxienses. Entende-se por atípicas as famílias que convivem com pessoas que possuem necessidades especiais, condições médicas ou circunstâncias que se afastam do padrão considerado normal.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo