Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Atualização começa a valer a partir de hoje (02)
A partir de hoje (02) começam a valer novas regras do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix. A atualização torna-se obrigatória para todas as instituições financeiras que participam do sistema.
Anterior a mudança, o MED permitia apenas o bloqueio e a devolução a partir da primeira conta que recebeu o Pix com suspeita de fraude, dificultando o processo e frustrando os usuários que se sentiam lesados, já que os golpistas conseguiam transferir rapidamente o dinheiro para outras contas bancárias.
Agora, a atualização consiste na ampliação do rastreamento do caminho percorrido pelos valores transferidos em situações de fraude, golpe ou coerção, o que permite que os recursos sejam bloqueados e devolvidos, mesmo que já tenham sido transferidos para outras contas. O MED 2.0 permite às instituições financeiras seguir e compartilhar informações sobre o trânsito do dinheiro em múltiplas contas. Isto aumenta as chances de bloqueio e a recuperação dos valores desviados.
É o cliente quem aciona e dá início ao procedimento. Diretamente do aplicativo do banco, o usuário poderá acionar um ícone de contestação, em casos de suspeita de fraude. Na sequência, as instituições bancárias terão um prazo para realizar análise e o bloqueio dos recursos. Caso seja comprovada a fraude, a devolução pode ocorrer em até 11 dias após a notificação.
As instituições bancárias de todo o Brasil estão instruídas a sanar dúvidas dos usuários, orientando-os durante o procedimento de contestação.
*Com informações do Metrópole.