Foto: Reprodução/Pixabay
Segundo o Governo do Estado, vítima havia consumido bebida contaminada em São Paulo
O Rio Grande do Sul já configura na listagem de estados brasileiros com casos de contaminação por metanol em bebidas destiladas. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou hoje (08) um caso de intoxicação em um paciente. Segundo as informações divulgadas, a pessoa contaminada havia consumido a bebida adulterada em São Paulo.
O paciente foi atendido no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Segundo o relato da vítima, a bebida foi ingerida no dia 26 de setembro na capital paulista. O hospital divulgou que o estado clínico do contaminado é estável, pois o mesmo apresentou sintomas leves.
O caso segue acompanhado pela Vigilância em Saúde da Capital e pelo Centro de Informação Toxicológica (CIT). Além desse, um outro caso suspeito, este por consumo na própria Porto Alegre, foi descartado pela contaminação por metanol. Um outro caso apontado pela Secretaria Municipal de Saúde segue sob investigação.
Os contaminados pelo Brasil
O Ministério da Saúde divulgou no domingo (05) um balanço atualizado dos casos no país. Entre investigados e confirmados, o número chega a 225. São Paulo, além de ser o precursor da crise, aparece como o estado com o maior número de casos confirmados, chegando a 18, e 176 suspeitos.
O Ministério da Saúde também já notificou o primeiro caso de contaminação no Ceará. As possibilidades de contaminação que apareceram na Bahia e no Espírito Santo já foram descartadas.
No Rio de Janeiro dois casos apareceram simultaneamente neste último fim de semana e seguem sob investigação. Um no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos, e outro em Niterói.
Governador de São Paulo pede desculpas por gafe
Em meio a crise já instaurada no Brasil, com casos de contaminações graves e óbitos, o governado do estado de São Paulo se viu numa “saia justa” neste início de semana. Na última segunda-feira (06), Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma piada, considerada por muitos de mal gosto, sobre a crise. O governador mencionou marcas famosas de uísque e disse: “No dia em que falsificarem Coca-Cola, vou me preocupar”.
A fala foi caracterizada como insensível nas redes sociais, principalmente por São Paulo ser o estado estopim da crise e com o maior número de casos e óbitos.
Ontem, terça-feira (07), o governador publicou um vídeo nas redes sociais se retratando: “acabei fazendo uma brincadeira para descontrair a coletiva que foi muito mal interpretada e que, de fato, não cabia naquele momento, em face da gravidade do que vem ocorrendo”, afirmou.
No mesmo vídeo, Tarcísio listou as ações que o seu governo vem tomando para conter a crise.