Além das 400 vagas, também foi aprovado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a categoria
Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, na sessão plenária de 20/03, duas mensagens do Executivo: a que cria 400 vagas, através de concurso público, para a Guarda Municipal e autoriza o uso de armas; e a que revoga a Lei nº 2.725/2015 e cria novo Plano de Cargos, de Carreira e de Remuneração para a categoria. Servidores da Guarda Municipal acompanharam a votação.
A pedido do presidente Claudio Thomaz, a vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das emendas modificativas ao Projeto nº 02/2025 que dispõe do Plano de Cargos, Carreira e de Remuneração para os servidores da Guarda Municipal. Logo após, elas foram colocadas em votação e aprovadas.
Em seguida, a vereadora fez a leitura do PL nº03/2025 que trata da criação de 400 vagas para o concurso. O mesmo também foi aprovado. As duas mensagens do Executivo foram para o segundo turno de votação e, novamente, foram aprovadas por todos os vereadores em plenário.

Nas manifestações na tribuna e durante a votação, os vereadores ressaltaram a relevância dos projetos que tratam da valorização dos servidores da Guarda Municipal e da melhoria na segurança pública.
Policial militar e presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Beto Gabriel (SD) chegou a se emocionar na tribuna. “A palavra é gratidão. Nós pegamos a pandemia, várias ocorrências que achávamos que iríamos resolver e vocês deram a resposta. Vocês têm todo o apoio desta Câmara Municipal”.
O presidente da Câmara, Claudio Thomaz, destacou a iniciativa do Executivo. “Essas matérias são de extrema importância. Este é um momento representa um marco fundamental para a segurança da nossa cidade”,
Após a aprovação, o prefeito Netinho Reis (MDB) esteve no plenário parabenizando os vereadores e os guardas municipais.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo