Conclave que irá eleger o novo Papa da Igreja Católica começa hoje

Getty Images, Mario Tama

A expectativa do Vaticano é já ter o eleito em até três dias

Após a despedida e os dias de luto pela morte do Papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para um momento crucial e decisivo que impacta no futuro dos fiéis espalhados pelo mundo. Começa hoje (07) o Conclave que irá eleger o substituto de Francisco. Cardeais do mundo inteiro já se encontram no Vaticano para exercer esta importante missão.

A Igreja Católica divulgou o cronograma, em detalhes, na segunda-feira (05). Ainda na segunda o juramento dos oficiais e funcionários do Conclave foi realizado. O ato aconteceu na Capela Paulina, que fica no Palácio Apostólico Vaticano. No juramento, os integrantes do processo que irão eleger o futuro Papa se comprometem a evitar vazamentos de informações internas e sigilosas.

Marcado oficialmente para começar hoje, o Conclave deu início as suas reuniões a partir das 10h locais (5h pelo horário de Brasília). A abertura foi realizada com a celebração da Missa Pro Eligendo Pontifice (Missa para a escolha do Pontífice), presidida por Giovanni Battista Re, chefe do colégio cardinalício, na Basílica de São Pedro. A celebração eucarística é realizada em ação de graças pela escolha, solicitando que o espírito santo de Deus guie as decisões dos cardeais que possuem direito ao voto.

Outro ponto destacado pelo cronograma é o ato “extra omnes” (em latim, “todos fora”). Neste procedimento, a Igreja convoca todas as pessoas que não estão envolvidas diretamente no processo de eleição a se retirarem da Capela Sistina. Na sequência, às 12h (pelo horário de Brasília), os cardeais darão início a votação.

O Colégio Cardinalício possui 252 cardeais, sendo 117 não eleitores e 135 votantes. Durante os seus 12 anos de papado, Francisco nomeou 150 cardeais. Do Brasil, possuem direito ao voto 7 cardeais com menos de 80 anos. São eles:

  • Sérgio da Rocha, 64 anos, Arcebispo de Salvador.
  • Odilo Pedro Scherer, 75 anos, Arcebispo de São Paulo.
  • Orani João Tempesta, 74 anos, Arcebispo do Rio de Janeiro.
  • Jaime Spengler, 64 anos, Presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre.
  • Paulo César Costa, 57 anos, Arcebispo de Brasília
  • João Braz de Aviz, 77 anos, Arcebispo emérito de Brasília.
  • Leonardo Ulrish Steiner, 74 anos, Arcebispo de Manaus.

 

 

Expectativa é que o sucessor seja escolhido em até 3 dias

O Vaticano não costuma especificar datas para o término do Conclave, mas a expectativa é que este que definirá o sucessor de Francisco seja concluído em até três dias. Especialistas acreditam que o novo Pontífice deve ser eleito para dar continuidade ao legado de Franciso.

Os últimos conclaves que elegeram Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013, terminaram em dois dias.

**Com informações do G1 e Veja

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também