Claudio Castro avalia megaoperação mais letal do Rio de Janeiro como sucesso

Foto: Reprodução

Governador afirmou que o planejamento da organização durou cerca de 1 ano

o governador do Estado do Rio de Janeiro afirmou hoje pela manhã, em entrevista coletiva, que a ação das autoridades policiais na Operação Contenção, realizada ontem (28), “foi um sucesso”. O cerco aos complexos do Alemão e da Penha causaram reflexos vias da cidade. Ônibus foram usados como barricadas na Avenida Brasil, na Crisóstomo Pimentel, antiga Rio do Pau, e outras intercorrências foram registradas na Linha Vermelha e Linha Amarela. A volta para casa antecipada por cariocas e fluminenses foi de pânico. A megaoperação de ontem já é considerada a mais letal da história do Estado.

Líderes da segurança pública do estado confirmaram 121 mortos, sendo 117 suspeitos e 4 policiais. Cláudio Castro destacou que a operação havia sido planejada há cerca de 1 ano e lamentou a morte dos agentes. Castro afirmou que as famílias dos policiais mortos receberão amparo.

Durante a coletiva o governador foi catedrático ao afirmar que não irá permitir “transformar este momento em uma batalha política”. “O nosso único recado é: soma ou suma. A população quer uma solução para o dia a dia”, destacou Castro.

Castro afirmou que os policiais conduziram a operação com êxito: “A gente não fica aqui chorando, a gente fica trabalhando”, afirmou o líder do Palácio Guanabara.

O Governo do Estado tinha o objetivo de desarticular o avanço do Comendo Vermelho que, hoje, é considerado uma das facções criminosas mais perigosas do Brasil, com integrantes em inúmeras capitais brasileiras. Segundo Felipe Curi, secretário de Polícia Civil, 33 dos 113 presos na operação são de estados como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco.

O líder do Comando Vermelho, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, continua foragido. Ele era o alvo central da megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, acumulando 26 mandados de prisão. Após a operação não encontrar vestígios do traficante, a recompensa por informações que levem a captura de Doca chegou a 100 mil reais, gerando mais de 130 denúncias ao Disque Denúncia.

Números de mortos ainda pode aumentar

Moradores do Complexo da Penha continuam expondo corpos encontrados na área de mata de Vacaria, na Serra da Misericórdia. Mais de 70 corpos foram encontrados com sinais de tiros na cabeça e facadas. Os números oficiais do governo já incorporaram esses corpos expostos, mas, segundo os moradores, mais corpos ainda poderão aparecer.

*Com informações do R7 / Metrópoles / G1

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também