Circuito oficial de blocos do Rio ganha o nome de Preta Gil

Foto: Diego Padgurschi/UOL

A homenagem foi oficializada no Diário Oficial da cidade nesta terça (22)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), oficializou, através de um decreto publicado no Diário Oficial nesta terça (22), uma homenagem a cantora carioca Preta Gil que faleceu neste domingo. O trajeto dos megablocos no Centro do Rio passará a se chamar Circuito de Blocos de Carnaval Preta Gil, ou simplesmente Circuito Preta Gil. Fundadora de um dos megablocos mais famosos da cidade, o Bloco da Preta, a cantora fez história em suas apresentações, com recorde de público, durante a folia na cidade.

A justificativa do prefeito destaca a importância de Preta para o carnaval da cidade, o documento publicado no Diário Oficial destaca “a defesa da livre expressão artística e da dignidade de todos os corpos, raças e crenças na cultura brasileira”, muito defendido por Preta. O decreto também destacou a vitoriosa trajetória pessoal e profissional da cantora ao longo dos seus 50 anos de vida.

Recorte do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro desta terça (22)

Durante o carnaval, os desfiles do “Circuito Preta Gil” se concentrarão na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, e seguirão pela Avenida Presidente Antônio Carlos até a dispersão, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.

Carioca da gema, apaixonada pela cidade e pelo carnaval, Preta arrastou multidões com o bloco que recebia o seu nome. O Bloco da Preta era esperado por muitos foliões e atraia pessoas também de fora da cidade. Em 2007, a cantora emprestou o seu carisma a Estação Primeira de Mangueira ao desfilar como rainha de bateria.

Preta Gil estava nos Estados Unidos havia 4 meses para realizar um tratamento experimental contra o câncer no intestino que a cometia. O quadro de Preta se agravou após o diagnóstico de dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. A cantora morreu neste domingo enquanto se preparava para retornar ao Brasil.

Ainda não há informações sobre a repatriação do corpo da cantora, mas, em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria confirma que o velório será realizado no Rio de Janeiro, assim que forem confirmadas as informações sobre hora, data e local.

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também