China isenta brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país

A medida entrará em vigor em 1º de junho. Além do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai também serão contemplados

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que o governo chinês decidiu expandir sua política de isenção de vistos de até 30 dias para cinco países sul-americanos. São eles: Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A medida, de caráter experimental, terá início em 1º de junho, valendo a princípio, até maio de 2026. Após esse período, o governo chinês decidirá se prorroga ou altera a política.

A proposta tem o objetivo de aumentar o intercâmbio cultural entre a China e os países da América Latina. Com isso, titulares de passaportes comuns dos cinco países poderão entrar na China sem visto para turismo, negócios, visita de família e amigos, intercâmbio e trânsito. Com a medida, o Brasil fica pé de igualdade com muitos países europeus e asiáticos que, desde o ano passado, não precisam de visto para viajar para a China.

“Damos boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que façam bom uso das políticas de isenção e facilitação de vistos da China. Visitem a China com mais frequência, deem uma olhada ao redor e vivenciem essa China colorida, apaixonante e vibrante”, disse o porta-voz do ministério.

 

Investimentos chineses no Brasil

Na segunda-feira (12), o governo brasileiro anunciou que a China pretende investir R$ 27 bilhões em novos projetos no Brasil. Entre os setores de investimentos estão o de delivery, com a plataforma Meituan; o de carros elétricos, com a montadora GAC, o de energia limpa, com a estatal CGN; e o de mineração, com o grupo Baiyin Nonferrous.

 

*Com informações do Poder 360 e G1

 

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também