Quando chegam Natal e Réveillon o medo de chutar o balde e botar a dieta a perder é grande. Quem possui uma alimentação mais regrada sempre fica com esta preocupação. Mas é possível apreciar as tentações das ceias sem comprometer a dieta ou a sua vida nutricional? Na última entrevista especial do ano, o Portal Rio 360 conversa com o especialista Vinícius Oliveira. Vinícius é Nutricionista Clínico e Esportivo e lida muito com esses dilemas em seu consultório. Para ele, o segredo do sucesso está no equilíbrio e na moderação. Veja!

Rio 360 – É possível desfrutar de tudo de gostoso que tem na ceia sem comprometer muito a dieta? Quais seriam as dicas?
Nutricionista Vinícius – É possível desfrutar, sim, salvo as restrições que algumas pessoas têm por causa de alguma patologia específica, como o diabetes, a esteatose hepática (gordura do fígado), que demandam uma atenção maior e precisam tomar muito cuidado com os carboidratos e as gorduras. Fora esse grupo específico, é possível ter uma certa “abertura” para consumir o que tem na ceia, levando em consideração que a maioria delas possuem alimentos mais calóricos do que os que são consumidos no dia a dia. Se a pessoa faz um consumo habitual regular, por exemplo, de quatro refeições no dia, orientamos que no dia da ceia se mantenha este ritmo, realizando essa quantidade de refeições. É comum as pessoas desregularem as refeições em dias muito festivo (como 24, 25, 31 e 01). Uma dica valiosa é não deixar que isso aconteça, ou seja, é necessário realizar todas as refeições, como café da manhã, lanche e almoço. Desta forma, você chega à ceia sem impulsos para o exagero e mais alimentado.
Rio 360 – Até que ponto a dieta pode ficar comprometida se enfiarmos o pé na jaca?
Nutricionista Vinícius – Se você é uma pessoa que não tem “controle para se servir”, a sua dieta será 100% comprometida, sim. Quando falamos de festividades, a gente já trabalha com a possibilidade de “algumas aberturas”, já que há pratos (salgados ou doces) que só são servidos nas ceias. O consumo excessivo, o exagero, sempre compromete. Agora, se você é uma pessoa que irá comer “um pouquinho a mais”, ou seja, não irá exagerar ao extremo, as calorias em excesso podem ser gastas ao longo dos dias posteriores. Basta voltar a ser disciplinado depois.
Rio 360 – Quais pratos da ceia devo evitar por serem extremamente comprometedores a dieta?
Nutricionista Vinícius – O consumo excessivo de doces e sobremesas deve ser evitado. Pudim, manjar, tortas e rabanadas (principalmente as tradicionais que são fritas e as recheadas). Não digo evitar, essas sobremesas até podem ser apreciados com moderação. Mais uma vez, o segredo é não exagerar. Em dias de festas esses pratos costumam ser consumidos mais de uma vez, as pessoas tendenciam a repetir. Portanto, atenção!
Rio 360 – Bebidas alcóolicas: o consumo das “menos calóricas” faz diferença?
Nutricionista Vinícius – É comum que nestas épocas haja um consumo “mais acentuado” de álcool. Não existem bebidas alcóolicas “melhores” ou mais “recomendáveis” do que as outras. Existem bebidas com teores alcoólicos diferentes, para mais ou para menos. Independentemente disso, a dica é evitar o consumo excessivo. Isto ajuda a não comprometer muito a dieta que vem sendo seguida ao longo do ano e ajuda a evitar a famosa “ressaca”. Esteja muito bem hidratado e alimentado durante todo o dia e não se renda aos excessos.
Rio 360 – Após as festas, vem a ressaca: Tem alguma receitinha detox para ajudar na recuperação?
Nutricionista Vinícius – Se a ressaca vier, combata com o sono e hidratação. Beba bastante água. Água de coco também ajuda, pois ela é rica em eletrólitos, micronutrientes que são minerais que ajudam bastante nesta reposição de sódio, potássio… As receitas detox fornecem nutrientes para o fígado para que ele saiba lidar com esses excessos. Exemplo: Bata no liquidificador Limão, couve, gengibre e água (podendo ser a água de coco). Agregar melancia e canela (em pau) também é bom.
Rio 360 – No geral, o que os nutricionistas aconselham nesta época do ano? É possível aproveitar a ceia sem jogar a dieta no lixo?
Nutricionista Vinícius – O conselho geral é não sofrer com o “terrorismo nutricional”. Não é preciso ter medo do que vai ser servido no Natal e no Réveillon. A palavra-chave é equilíbrio. Se você for uma pessoa equilibrada, esse possível adicional calórico poderá ser gasto no decorrer dos dias posteriores, se você mantiver a sua rotina. O que não vale é ter medo das festas de fim de ano e, na hora de comer, “meter o pé na jaca”, comprometendo todo o trabalho realizado com a sua dieta durante o ano. A palavra equilíbrio determina todo esse cenário. Se você é acompanhando por um profissional, um nutricionista, converse e peça orientação, pois ele vai lhe direcionar às melhores escolhas, evitando que você se exclua das festividades. Equilíbrio e moderação são as palavras de ordem.