Câmara recebe projeto de lei do Executivo criando 1.500 vagas na Educação

Vereadores apontam que será o maior concurso da história de Duque de Caxias

 

Duas mensagens do Executivo sobre a educação municipal foram lidas na sessão plenária de 13/05. A de nº 013/2025, com o Projeto de Lei nº11/2025, cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais e a de nº 014/2025, com o PL nº12, cria 1.500 vagas para Secretaria de Educação a serem preenchidas através de concurso público com oportunidades pra professores, mediadores e profissionais de apoio. Os Projetos de Lei foram encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise e emissão dos pareceres.

O vereador Junior Reis (MDB) falou sobre a postura do governo municipal com a educação. “Fico muito feliz porque se Deus quiser, no ano que vem, uma criança fora da sala de aula, porque o objetivo do governo é colocar as escolas 100% em tempo integral”.

O vereador Alex Freitas (Republicanos) comentou as mensagens nºs 13 e 14 e, em relação às categorias, solicitou que as 16 sejam incluídas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, pois, no texto da mensagem nº 14, constam apenas 13. “Queria pedir para incluir as três restantes que são: assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo educacional. A saúde tem uma demanda muito grande nestas áreas. Se tivermos elas nas escolas, íamos diminuir a demanda na saúde e a criança seria assistida desde a entrada até a conclusão de seus estudos na unidade escolar”.

Diante desta situação, o vereador Dr. Maurício (PRD) solicitou a retirada da matéria para que ela volte na forma correta para ser votada abrangendo os três cargos. O líder de governo, vereador Eduardo Moreira (MDB) destacou a realização do concurso para a Educação e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. “O último concurso público para professor foi em 2015 e foram criadas aproximadamente 800 vagas. Agora, nesta proposta, serão 1.500 vagas. É sim o maior concurso público visto na educação de Duque de Caxias”, explicou ele.

Eduardo Moreira ainda falou que, em breve, serão distribuídos materiais e uniformes escolares aos alunos da rede municipal e que o prefeito Netinho Reis (MDB) pretende entregar, até o final do mandato, 22 escolas bilíngues de tempo integral e 15 creches.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

 

Compartilhe essa matéria:

Últimas notícias

Veja também