Fora do Brasil, a deputada federal anunciou que pediria licença do mandato
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje (04) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A determinação atende a um pedido da Procuradoria- Geral da República (PGR).
O pedido de prisão preventiva vem logo após a deputada sair do Brasil, alegando que pediria licença do cargo. Carla Zambelli está na Flórida, nos Estados Unidos. Além da prisão, Moraes solicitou a Polícia Federal que tome os procedimentos necessários para que o nome dela seja incluído na listagem da Interpol, voltada para os foragidos internacionais.
Moraes determinou ainda o bloqueio do passaporte e das verbas que seriam pagas pela Câmara dos Deputados. Dentro das determinações do STF, também está o bloqueio das redes sociais da deputada, como Instagram, TikTok e Facebook.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. A decisão contra ela e o hacker Walter Delgatti foi unânime e divulgada há cerca de vinte dias.
A saída de Zambelli do Brasil está sendo considerada uma fuga. Em Brasília alguns ministros já se posicionaram, dizendo que esta “pode ser uma tentativa de evitar os resultados do julgamento”.
**Com informações do G1 e CNN Brasil